Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/01/2011 - 07:27

Sedentarismo é atalho para doenças

Para quem quer começar o ano com saúde a prática de exercícios e reeducação alimentar podem ajudar no combate ao sedentarismo.

2011 pode ser o ano escolhido de muitos para dar início a mudanças com relação à preocupação com a saúde. Um dos passos iniciais é colocar para escanteio o maior mal daqueles que ainda estão com algumas gordurinhas a mais e se sentem indispostos: o sedentarismo. Sabe-se que a falta de exercícios físicos pode ser o estopim para doenças cardíacas e psíquicas, entre outros distúrbios. O jeito é mesmo começar a se mexer.

Por isso, a mudança em busca de atitudes mais saudável é a bola da vez. Primeiro passo é sair do caminho sedentário e, consequentemente, alcançar o bem-estar e qualidade de vida. Para que ocorra às mudanças, exigem-se cuidados. “Procurar um médico e fazer check-up para verificar as condições físicas é prioridade antes de iniciar qualquer atividade”, alerta Márcio Aldecoa,da LIFE PQV, especializada em prestação de serviços ligados à qualidade de vida. Ele enfatiza que após a liberação médica para a prática de atividades físicas o primeiro passo pode ser uma caminhada de forma regrada todos os dias, ou, se preferir, três vezes por semana.

Paralelamente aos exercícios, a alimentação também requer atenção. “O que também não é novidade mas que muitos ainda costumam não aplicar quando se senta à mesa que é redução da ingestão de calorias. Na lista dos vilões estão açúcares, frituras e refrigerantes, entre outras coisas”, explica Márcio Aldecoa.

Outro ponto interessante está ligado ao bom alongamento. Poucos sabem que isso pode ser feito de maneira eficaz dentro de casa e no próprio ambiente de trabalho. Segundo Márcio Aldecoa, deve-se procurar fazer os movimentos de alongamento durante sua jornada diária. Isso evitará um cansaço, o que gera mais disposição para enfrentar os desafios do dia a dia.

Benefícios à vista -- Dado o pontapé para a melhora da parte física, mudanças em outros pontos poderão ser notadas. “Os exercícios melhoram a autoestima, alivia o estresse, diminui a depressão, mantém a autonomia e o convívio social, já no primeiro instante. As melhoras físicas demoram um pouco mais para serem notadas. Período de mais ou menos um mês. Por exemplo: diminuição de peso, dos níveis de colesterol e triglicérides; diminuição de diabetes, hipertensão e doenças de coração, entre outras”, diz Márcio Aldecoa.

Sobre a Life PQV – A Life PQV é especializada em prestação de serviços ligados à qualidade de vida para o mercado corporativo e Poder Público que inclui ações como Ginástica Laboral, academias corporativas e avaliações ergonômicas, entre outras.

Com sede em São Caetano do Sul, a empresa atua há 11 anos e tem colecionado cases corporativos com programas internos de saúde para prevenção de acidentes de trabalho, maior produtividade e redução de problemas ligados ao afastamento de funcionários, entre outras questões trabalhistas. A Life tem na lista de clientes nomes como Coop (Cooperativa de Consumo), Kostal Eletromecânica, Adria Alimentos, Espro (Assosicação de Ensino Social Profissionalizante) e APV South América, entre outros. | www.lifepqv.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira