Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/01/2011 - 09:11

Ilumine o sucesso da sua indústria

A iluminação é um fator que tem cada vez mais destaque nos projetos de uma planta industrial. Além do caráter simplesmente decorativo, há aspectos importantes atrelados às escolhas de arquitetos e projetistas quando se fala neste assunto. Entre eles, os mais importantes são a economia de energia, diminuição de custos com manutenção, conforto e segurança dos trabalhadores. Nesse sentido, para que uma empresa alcance o sucesso, que inclui o lucro, é importante que todas as partes do processo produtivo tenham sua performance maximizada, inclusive o sistema de iluminação.

Depois de pensar na iluminação em uma perspectiva geral, é hora de avaliar cada área da indústria separadamente. Recepção, hall, área de circulação, área produtiva, salas de reuniões, diretoria, estacionamento, enfim, tudo deve ser muito bem detalhado.

Para melhor compreensão de como a luz influencia em diversos fatores na indústria, indico abaixo os pontos mais relevantes para projetos dessa natureza.

Produtividade - Quando o assunto é produtividade, devemos lembrar que o local de trabalho deve ter a quantidade certa de luz para que as funções desempenhadas pelos colaboradores gerem o melhor resultado possível. Esse ponto está diretamente ligado ao bem-estar dos funcionários e, principalmente, à saúde e segurança.

Isso porque a falta de luz pode gerar não só problemas de visão, mas, também, levar a erros e acidentes. Itens como ofuscamento e contraste devem ser bem trabalhados. No primeiro caso, por exemplo, há a geração de cansaço visual que possibilita maiores chances de erro e acidentes. Por sua vez, a falta de contraste entre aquilo que é manuseado e o ambiente pode fazer com que a percepção visual de objetos e instrumentos seja prejudicada.

Rentabilidade - Para que o negócio se torne economicamente viável devemos unir lâmpadas e produtos com alta eficiência energética e boa durabilidade. Geralmente, as indústrias têm o pé-direito elevado, o que dificulta procedimentos de substituição das lâmpadas. Hoje, já existem no mercado algumas alternativas em termos de fluorescentes que duram até 90.000 horas quando aliadas aos reatores adequados.

Para melhor aproveitamento de tecnologias como essa, é altamente recomendado que se use luminárias que permitam que a luz incida na maior quantidade de superfícies possível, desde o teto até as paredes. Luminárias de funcionamento independente em vigas, arandelas ou sancas são alternativas que tornam o ambiente mais aconchegante e colaboram com a sensação de amplidão.

A vida útil das lâmpadas utilizadas é um item que merece muita atenção. Como já disse anteriormente, muitas áreas de uma indústria possuem difícil acesso e necessitam de lâmpadas duráveis o suficiente para evitar a constante troca, que resultará na redução de custos com manutenção. Já que o uso de energia em indústrias é constante, as lâmpadas devem ser economizadoras, sendo o ideal é optar por fluorescentes ou a tecnologia dos LEDs.

Aproveite o sol - O sol é uma ótima fonte de luz, mas que deixa de ser aproveitado em muitos casos. É fundamental que durante a idealização de um projeto luminotécnico se harmonize o ambiente, equilibrando a quantidade dos tipos de luz, natural e artificial. Isso é possível quando se usa recursos como clarabóias e janelas amplas. Permitir que ocorra incidência de luz natural no ambiente não gera apenas economia, mas também bem-estar e outras vantagens.

Efeitos biológicos - Os seres humanos possuem o seu próprio ritmo, estabelecido de acordo com o relógio biológico de cada indivíduo, que gerencia os períodos de descanso em um ciclo de 24 horas. Nesse sentido, a alternância entre os períodos de luz e escuridão possui um papel importante em nosso comportamento, físico e psicológico. É por isso que vale a pena lembrar que a luz possui outras funções além da criação de estímulos visuais. Mais saúde e bem-estar, motivação e qualidade do sono, além da estabilidade do ritmo biológico são apenas alguns atributos que você pode agregar ao ambiente industrial em um projeto bem planejado.

Cuidados com o meio ambiente - A cada dia que passa é fundamental que qualquer tipo de negócio caminhe para a sustentabilidade. Práticas que antes eram tidas como de vanguarda, como incentivar a reciclagem ou a diminuição de consumo de itens descartáveis, hoje são essenciais para quem quer ter credibilidade e boa aceitação no mercado. Sendo assim, a iluminação deve ser vista com atenção especial, já que é um dos fatores analisados para que uma obra seja considerada amiga do meio ambiente.

Atualmente é possível ter uma indústria inteiramente iluminada com produtos inteligentes, que gerem ótimos resultados e pouca agressão a natureza. Um ótimo exemplo disso são os próprios diodos emissores de luz.

. Por: Ronald Leptich, Gerente de Produto da OSRAM, empresa que atua há 16 anos. É formado em Engenharia Elétrica e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Hoje, atua no segmento de Iluminação Profissional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira