Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/01/2011 - 08:12

Estudantes do Massachusetts Institute of Technology visitam polos calçadistas nas regiões Sul e Sudeste

Iniciativa promovida pela Assintecal, em parceria com a Apex-Brasil e a MIT quer estimular a adoção de medidas sustentáveis para o setor.

Desde o início de 2011, o grupo de bolsistas do MIT - Massachusetts Institute of Technology – formado pelos estudantes Lily Katherine Russell, Haruhiko Yoshida, Hajime Kawafuji e Kathryn Patricia Dineen estão no Brasil em visita aos principais arranjos produtivos calçadistas das regiões Sul e Sudeste para conhecer e colher informações necessárias para a definição de indicadores e critérios de sustentabilidade aplicáveis à indústria de componentes para calçados, couros artefatos. Promovido pela Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos - em parceria com a Apex-Brasil ,o programa quer tornar-se uma referência em ações ecologicamente corretas para o setor.

A agenda dos bolsistas inclui apresentação de dois workshops para industriais e profissionais calçadistas: o primeiro que será realizado hoje, 11/01, no polos calçadista de Novo Hamburgo (RS); e o segundo confirmado para 19/01 a partir das 13 horas, durante a Couromoda.

Após esta primeira etapa, que pretende obter informações durante workshops e visitas em empresas dos APLs calçadistas do Sul e de São Paulo, serão construídos indicadores dentro de um programa de sustentabilidade direcionado ao setor de componentes para calçados brasileiro. Durante o ano de 2011 será desenvolvido também um projeto piloto para aplicação destes indicadores, que ao final serão estendidos a todas empresas que tiverem interesse em participar. Este programa terá uma característica especial que é a de ser inclusivo, ou seja, abrangerá diversos níveis de sustentabilidade onde todas as empresas de todos os portes poderão participar.

A primeira etapa foi coordenada pela professora e diretora do Centro de Computação Eletrônica da Universidade de São Paulo (USP), Tereza Cristina Carvalho, que realizou o mapeamento do setor de componentes e identificou problemas e oportunidades em relação às ações de sustentabilidade voltadas para aspectos do meio ambiente, social e econômico. Até o fim de janeiro a meta será definir os indicadores e critérios a partir de referências e padrões que as fabricantes deverão alcançar para balizar suas ações.

“Trata-se de uma etapa importante, pois será necessário que haja uma harmonização de requisitos e procedimentos de registro e verificação, consolidando uma norma padrão para todos os tipos e portes de organizações”, observa o vice-presidente de Tecnologia da Assintecal, Valdemar Masselli Jr. Para o representante da Assintecal, o programa Sustentabilidade é um degrau superior a questão ecológica. “Essa iniciativa é fundamental para que os produtos brasileiros sejam visto no exterior como diferenciados. Hoje as as grandes marcas mundiais de calçados esportivos estão valorizando cada vez mais estes atributos”, acrescenta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira