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13/01/2011 - 08:28

Polo de Moda Carioca leva seis marcas para a 17ª edição do Rio-À-Porter


Peças que aliam design de moda e sustentabilidade são os destaques do estande

O Polo de Moda Carioca de São Cristóvão participa da 17ª edição do Rio-À-Porter, bolsa de negócios do Fashion Rio. O evento permite às pequenas empresas expor suas marcas e serviços a novos compradores, e, às grandes, apresentar as novas coleções. Nessa edição, o estande do Polo terá seis participantes - Motta Carvalho, Indistripe, Tricot Store, Izola, Modelando Ideias e Forester - que levarão ainda mais inovações, principalmente aliando design de moda e sustentabilidade.

Um bom exemplo é o Bio Denim, tecido produzido totalmente de forma natural, que tem em sua composição matérias-primas como amido de batata e manteiga de cupuaçu. O tecido é base das peças da coleção da Indistripe. Segundo Luciane Vieira, sócia e estilista da marca, "o Bio Denim é produzido com algodão reciclado e algodão novo, por isso já fica com a cor azulada característica do jeans, dispensando o tingimento".

A Izola, marca de roupa feminina, vai apresentar o seu "Inverno de conto de fadas", com saias volumosas, laços, blusas que ganham cortes variados e estampas de bichos e florais, inspiradas em contos de fadas. Sucesso na última edição, a Forester leva uma coleção com estampas inspiradas no solo brasileiro: são blusas, bermudas e ténis que ganham as cores e a textura da natureza.

Outra novidade é o lançamento da marca atacadista Tricot Store, que vai vender blusas, calças, casacos e vestidos, feitos com tricot. A expectativa da empresa, segundo o diretor Leonardo Cohen, é expor a marca e se preparar para a abertura do showroom, em São Cristóvão, e da loja atacadista, em São Paulo. Para ele, o evento é uma grande oportunidade lançar a grife.

"Mesclamos o know-how que trouxemos de São Paulo com o estilo carioca, para criar essa marca. Assim, esperamos aumentar em 30% a produção da fábrica, já no início do ano. Isso para atender às demandas da nossa loja atacadista e do show room, que prevemos abrir no final de fevereiro ou no inicio de março", calcula.

Também são boas as expectativas de Celso Leonardo, coordenador do Polo e do Núcleo de Empreendedorismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA)- Ele acredita que haverá um crescimento de 15% a 20% nas vendas nessa edição, em relação ao último Rio-à-Porter. "As empresas do Polo estão mais maduras. E com o mercado de moda aquecido, e a maior projeção do Rio no cenário internacional, creio que o evento terá ainda mais peso".

Já para a Modelando Ideias, empresa de acessórios em cerâmica plástica que atende a todos os segmentos da moda, voltar ao evento será fundamental para solidificar o que foi conquistado após o último Rio-À-Porter. A empresa levará sua própria coleção de roupa feminina explorando, com muita criatividade, a customização. A Modelando lança também uma linha própria de bijou.

Fornecedora de grandes marcas, como Maria Bonita Extra e Animale, a Motta Carvalho expõe e uma cortina de aviamentos, botões, broches e entremeios de metal com diferentes acabamentos, O objetivo da empresa é mostrar aos compradores como o metal pode dar um toque final a peças, seja como etiquetas de roupas ou em bolsas, cintos e sapatos.

Em 2008, da parceria que envolveu Universidade Veiga de Almeida, SEBRAE/RJ, Prefeitura e Governo do Rio de Janeiro, nasceu o primeiro polo metropolitano do Estado: o Moda Carioca de São Cristóvão. Coordenado pela universidade e pelas demais instituições, o Polo tinha como objetivo reunir empresários que atuassem em diferentes etapas da cadeia produtiva ? incluindo grandes e consolidadas grifes, micro empresas e até empreendedores informais -, para fortalecer o mercado de moda do Estado do Rio.

Pouco mais de dois anos depois, já há muito o que se comemorar. É que o grupo conta com 65 empresas participantes e ainda há espaço para crescer: pesquisas apontam que pode passar de 200 o número de firmas na região voltadas para o mercado da moda. Juntas, essas empresas são responsáveis por uma fatia significativa do faturamento do município e do Estado, empregam diretamente mais de três mil pessoas, e são atendidas por cerca de 750 fornecedores e prestadores de serviços terceirizados.

Os benefícios não são traduzidos apenas em números. Com o apoio dos parceiros, os empresários têm desenvolvido ações estratégicas para seus negócios, baseadas em 4 eixos: Design e Produção; Marketing e Acesso ao Mercado: Infraestrutura e Financiamento; e Crédito.

A preocupação com inovação, e o moderno modelo de gestão, ajudam a fazer do Moda Carioca um Polo diferenciado, atraindo não só os empresários da região, como também novas empresas para a região. Bons resultados, fruto da visão inovadora de empresas da iniciativa privada e de importantes investimentos dos governos municipal e estadual. | Site: [www.almodacarioca.com.br].

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