Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/01/2011 - 08:28

Empresas de moda fecham 2010 com resultados positivos e já preveem novas contratações e aumento na produção em 2011

 

 A indústria de vestuário e acessórios do Rio de Janeiro espera um ano de demanda aquecida. O Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) realizou uma pesquisa com indústrias que empregam 4.597 trabalhadores, no período de 30 de novembro a 8 de dezembro. O objetivo foi investigar as perspectivas para 2011 e as impressões sobre os resultados de 2010.

O aumento da produção, de investimentos e novas contratações foram as conclusões da respostas do setor à pesquisa Nível de Atividade e Expectativas das Indústrias Fluminenses.  

A expansão da produção no próximo ano foi citada por 68% das empresas, com intenção declarada de contratação de pessoal por 49% delas. Em 2010, 36% das empresas do setor aumentaram o quadro.  

Com relação aos resultados alcançados pela empresa no ano, 70% dos empresários apontaram que foram muito bons. Porém, teriam sido ainda melhores caso alguns entraves tivessem sido superados, como indicaram 73,5% dos entrevistados. A principal dificuldade é a elevada carga tributária, apontada por 72%.  

A confiança na economia brasileira, no entanto, segue em alta, com 76% dos empresários  se declarando confiantes ou muito confiantes em relação ao futuro do País.

O setor de vestuário e acessórios emprega diretamente, com carteira assinada, mais de 52 mil pessoas e vem apresentando constante expansão. Durante o ano de 2009, quando os impactos da crise mundial eram sentidos em todos os setores econômicos, o setor expandiu em 6% suas vagas formais no estado.  

Graças a esse ritmo, o mercado de trabalho do setor hoje é 26% maior do que no início da década, e o número de estabelecimentos está 30% acima do observado há dez anos – são 3.630 empresas espalhadas pelo estado.[www.firjan.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira