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13/01/2011 - 08:28

Exportações de moda do Rio de Janeiro cresceram 130% na década


Estado aumentou participação no total nacional para mais de 13% e tem o maior valor agregado.

A indústria de moda do Estado do Rio de Janeiro aumentou suas vendas para o exterior em 130% nos últimos dez anos, de US$ 9,2 milhões para US$ 21,2 milhões por ano. A participação do Rio, no total do comércio nacional, chegou a 13,27%, contra 3,59% no início da década. O preço médio do quilo exportado também subiu muito neste período: de US$ 36,91 para US$ 84,75, alta de quase 120%.

De acordo com nota da Firjan, os bons resultados confirmam a vocação do Rio para a produção de moda de alto valor agregado e a aposta correta do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), que há dez anos iniciou um processo de fomento e integração do setor e começou a organizar o que seria a primeira edição do Fashion Rio. Hoje, os produtos do Rio estão em 85 mercados internacionais, contra 35 do início da década. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Consolidado na terceira posição do ranking dos exportadores brasileiros desde 2006, o Rio seguiu na contramão dos líderes. Em 2000, Santa Catarina exportava US$ 110,8 milhões, caindo para menos da metade em 2010, com US$ 52,8 milhões. Já São Paulo teve queda de 20,34%, com as vendas caindo de US$ 65,6 milhões em 2000 para US$ 52,3 milhões em 2010. No mesmo período, a exportação total de moda do Brasil sofreu queda de 38%, passando de US$ 256,8 milhões em 2000 para US$ 159,9 milhões em 2010.

“A produção do Rio também encontrou novos mercados no exterior. Eram 35 países consumidores em 2000, que passaram a 85 em 2010. Também houve mudanças entre os maiores compradores. Em 2000, dominavam a lista os países sul-americanos, agora Estados Unidos, França, Portugal e Itália, nessa ordem, são os principais destinos, seguidos pela Argentina.

Principal produto de exportação do portfólio atual, a moda praia viu crescer em quase quatro vezes o volume vendido nestes dez anos. O setor é responsável hoje por 28% das vendas da moda do Rio, seguido pela moda íntima, com 17%. Outros setores somados respondem por 55% da pauta, o que mostra a diversificação alcançada pela indústria fluminense”, conclui a nota.

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