Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2007 - 09:53

Brasil e Estados Unidos assinam documento que visa fomentar a inovação e a competitividade

A Chamada à Ação, elaborada pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) e o Conselho de Competitividade Americano (CoC), foi assinada hoje (12/07), durante o I US Brazil Innovation Summit.

O documento elaborado em conjunto entre o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e o Conselho de Competitividade Americano (CoC), denominado Chamada à Ação, foi assinado hoje (12/07), em Brasília, durante o I US Brazil Innovation Summit. Na ocasião, em coletiva de imprensa, estiveram presentes o presidente fundador do MBC, Jorge Gerdau Johannpeter; a presidente do Conselho de Competitividade Americano, Deborah Wince-Smith; o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Arcuri; e o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Antonio Patriota.

Nesta Chamada à Ação os líderes dos dois países se comprometem a trabalhar juntos para um futuro fomentado em inovação. Para Jorge Gerdau Johannpeter, a inovação é um instrumento necessário para a competitividade. “Na prática você tem dois caminhos: a estagnação, que leva ao desaparecimento da empresa, e a inovação, que é a possibilidade de competir”, afirmou Gerdau. Para Deborah Wince-Smith o documento trata dos princípios e condições que permitem a inovação. “É um conjunto de atividades completas para os próximos três anos. Temos o compromisso concreto de fazer isso de uma forma fantástica”, garantiu.

O presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, destacou o aspecto de mobilização que o I Us Brazil Innovation Summit tem. “Esta é uma das ações mais centrais para que a inovação penetre no tecido econômico”, revelou. Para Arcuri, esta é a hora da ação. “É preciso fazer acontecer. Esta Chamada à Ação dá a dimensão do que se busca nesse momento”, afirmou. O presidente da ABDI salientou que a parceria entre Brasil e Estados Unidos é “desejável e necessária”. “Estamos com parceiros corretos, por uma causa justa e em um momento especial”, concluiu.

Para o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Antônio Patriota “além da capacidade de criar idéias novas é preciso que o setor empresarial possa colocá-las em prática”. Patriota salientou a importância do US Brazil Innovation Summit e a aproximação entre Brasil e Estados Unidos. “O Brasil precisa aprender bastante com os Estados Unidos sobre a maneira de interagir entre os setores público e privado para impulsionar a competitividade”, afirmou.

“As construções devem ser feitas por meio de políticas governamentais e empresariais”, afirmou Gerdau. Ele garantiu que, se o empresariado brasileiro entendesse a importância da competitividade, o país já teria políticas governamentais que apoiassem a causa. “O governo é um meio, mas a mudança tem que estar na cabeça das lideranças”, revelou.

Sobre as áreas mais promissoras dessa parceria entre Brasil e Estados Unidos, tanto Jorge Gerdau Johannpeter quanto Deborah Wince-Smith apontaram o desafio da biotecnologia, e as áreas digital, genética, atômica e agrícola. “As possibilidades são ilimitadas”, afirmou Gerdau. A presidente do CoC alertou para a necessidade do investimento no registro de patentes. “A proteção à propriedade intelectual é condição necessária para o desenvolvimento da competitividade”, ressaltou Deborah.

Talento, investimento e infra-estrutura são os três pilares do documento assinado hoje. Entre as ações propostas no Chamada à Ação estão: criar uma força tarefa para identificar barreiras regulatórias, legais, e tarifárias; estabelecer um Mapeamento das Inovações e Reformas Regulatórias bianual, a fim de medir o progresso na eliminação das barreiras; estabelecer nos próximos dois anos um projeto conjunto para criar um novo Índice de Inovação e Competitividade para as Américas; estimular o intercâmbio entre CEOs dos Estados Unidos e Brasil, em atividades e projetos do MBC e CoC; e planejar a segunda edição do Seminário de Inovação entre Brasil e Estados Unidos em 2009.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira