Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/01/2011 - 07:50

Quilombos do estado do Rio de Janeiro serão autossustentáveis com investimento da Light

Anúncio do Projeto PAIS será no próximo dia 14, quando haverá apresentação resultados de ações de eficiência energética do Projeto Quilombo.

Para garantir a manutenção das famílias nos quilombos por meio da geração de renda em suas terras, a Light vai iniciar a implantação da Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS) em três comunidades quilombolas. O projeto, inédito no Estado do Rio de Janeiro, será levado aos quilombos de Santana, em Quatis, São José da Serra, em Valença, e Alto da Serra, em Rio Claro. As comunidades já foram beneficiadas por ações de eficiência energética, sustentabilidade, responsabilidade social e de resgate da cidadania ao longo de 2010, dentro do Projeto Quilombo. A apresentação da estratégia do PAIS e dos resultados do Projeto Quilombo será feita na próxima sexta, dia 14, a partir das 10hs, no Centro Cultural Light (Av. Marechal Floriano, 168 – Centro – Rio de Janeiro).

Criado pelo senegalês Ali N’Daye, o PAIS consiste em um cultivo de vegetais em mandalas, integrado com a criação de galinhas e plantações de árvores. A plantação conta com um sistema de irrigação por gotejamento que permite maior rendimento e produção em áreas relativamente pequenas.

Ainda nos quilombos, a Light já beneficiou aproximadamente 400 pessoas com a troca de 75 de geladeiras e de 700 lâmpadas incandescentes por versões fluorescentes compactas, que economizam energia. Além disso, foram feitas 100 reformas elétricas dentro das residências dos quilombolas e houve a normalização e regularização de cerca de 70 clientes.

A Light também auxiliou os Quilombos na inclusão de 70 famílias na tarifa social, que disponibiliza isenção de pagamento de conta de energia com consumo abaixo ou igual a 50 kWh e descontos de até 40% para consumo até 100 kWh.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira