Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/01/2011 - 08:59

Entidades da Construção Civil apontam crescimento para 2011

Para aproveitar o bom momento, empresas buscam visibilidade para aumentar os negócios.

Empresas e entidades de diversos segmentos da construção civil acreditam na continuidade da boa fase econômica e acreditam no crescimento do setor para 2011. Uma pesquisa realizada pelo SindusCon-SP - Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado de São Paulo e pela FGV- Fundação Getúlio Vargas- revela que o PIB da construção civil deverá crescer 6% neste ano. Os aumentos do emprego formal, de investimento público e de crédito imobiliário foram os principais responsáveis pelo bom desempenho do setor.

Recentemente, a Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção revelou uma pesquisa que aponta investimentos para a área de infraestrutura em equipamentos de, aproximadamente, R$ 1,3 trilhão até 2016. O relatório analisou mais de 9.500 obras, em fase de planejamento ou execução, em todo o território nacional. Para o ano que começa, as previsões continuam otimistas - embora o país deva registrar um crescimento menor. “A economia vai crescer menos em 2011, algo em torno de 5%, mas isso não é necessariamente ruim. Nesse ritmo, estimamos a criação de cerca de 2 milhões de postos este ano”, afirma o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Sérgio Mendonça.

Já o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizou um estudo para a CNT - Confederação Nacional do Transporte que revelou a necessidade de investimentos de mais de R$ 180 bilhões em obras de infraestrutura. Os gastos foram divididos em três grupos: recuperação, adequação e duplicação; construção e pavimentação; e obras de arte (túneis, pontes e viadutos).

Em 2011, os empresários continuam apostando no crescimento de investimentos em infraestrutura, do crédito e dos lançamentos para a baixa renda. No entanto, aumentou a preocupação com a questão da mão de obra, que deverá ser uma das maiores dificuldades para a sustentação do crescimento. Segundo Eduardo Zaidan, diretor de Economia do SindusCon-SP, as construtoras planejam para 2011 investimentos em novas tecnologias, equipamentos, softwares, industrialização, gestão, qualidade – enfim, tudo o que eleve a produtividade na construção.

Todo esse otimismo refletiu diretamente no sucesso de comercialização da primeira edição da Brazil Road Expo – Feira Internacional de Tecnologia em Pavimentação e Infraestrutura Viária e Rodoviária. A feira contará com 170 expositores nacionais e internacionais e será realizada de 04 a 06 de abril, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.

As feiras constituem-se hoje como um dos mais importantes canais de relacionamento para os negócios, pois é onde os compradores, os vendedores e os produtos se encontram fisicamente. “A Brazil Road Expo promete fomentar o mercado de infraestrutura brasileiro e sul-americano”, afirma Guilherme Ramos - diretor comercial do evento. “Uma feira dessa magnitude não se faz apenas com exposição de equipamentos, produtos e serviços, mas com grande conteúdo técnico, por isso a importância de ter o apoio das principais entidades do setor de infraestrutura viária e rodoviária”, completa Ramos.

A Organizadora - A Quartier é uma empresa brasileira e que conta com uma equipe de profissionais experientes e especializados na organização de eventos nacionais e internacionais. Guilherme explica que além da Brazil Road Expo, outros segmentos também estão sendo estudados pela empresa e, possivelmente, mais um seja lançado ainda esse ano.

.[Brazil Road Expo 2011, de 04 a 06 de abril de 2011, Expo Center Norte- São Paulo | www.brazilroadexpo.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira