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14/01/2011 - 08:59

Peugeot: resultados comerciais batem recorde em 2010

Vendas mundiais atingem 3,6 milhões de unidades, em alta de 13%. Fatos marcantes 2010 foram as vendas de veículos e unidades desmontadas do Grupo atingem 3.602.200 unidades, + 13%, progressão da participação no mercado do Grupo na Europa* de 13,8% em 2009 para 14,2%, forte desenvolvimento da parte das vendas fora da Europa, passando de 34% em 2009 para 39%, estratégia de topo de gama: sucesso dos modelos Peugeot RCZ e 3008 e Citroën DS3 e continuidade da redução das emissões médias dos veículos, para 132,4g CO2/km ante 135,4g em 2009.

Europa: UE + AELE (Suíça, Noruega e Islândia) + Croácia - O ano de 2010 foi marcado por uma progressão de 10% dos mercados automobilísticos mundiais. Como em 2009, o crescimento foi puxado pela China (+ 30%) e pela América Latina* (+ 14%). Na Europa, o mercado está globalmente em baixa (- 4%) e volta a ter evoluções muito contrastadas: França: 0% | Alemanha: - 22% | Espanha: + 4% | Itália: - 8% | Reino Unido: + 3% | PECO: - 4% (Países da Europa Central e Oriental).

Argentina, Brasil, Chile, México e outros (total de 23 países) - Neste contexto, com 3.602.200 veículos montados e conjuntos de unidades desmontadas vendidos no mundo em 2010, as vendas da PSA Peugeot Citroën progrediram 13%: + 9,8% para os veículos montados (3.125.100 unidades)+ 39,4% para as vendas de conjuntos de unidades desmontadas (477.000 unidades), apoiadas pela atividade da marca Peugeot

Em 2010, a Peugeot confirmou sua posição de 1ª marca francesa no mundo. Na Europa, Peugeot e Citroën progrediram no ranking das marcas, ficando respectivamente em 4º e 6º lugares.

Jean-Marc Gales, Diretor das Marcas, declara: “Além do recorde de vendas obtido no ano do bicentenário do Grupo, eu ainda tenho dois motivos de satisfação. Primeiramente, nosso crescimento internacional: uma grande proporção de nossas vendas passou a ser realizada fora da Europa. Em seguida, a qualidade de nossos resultados: nós progredimos muito junto de nossa clientela premium e das empresas, graças a novos modelos, ao melhor nível em termos de qualidade do produto, de design, de desempenhos ambientais, com o apoio de uma excelente qualidade de serviço. Apesar do fim das medidas de incentivo para a troca de um carro usado por um novo na Europa, todos esses trunfos nos permitem começar o ano de 2011 com confiança”.

Progressão da participação no mercado na Europa - No mercado europeu de carros de passeio e veículos comerciais leves, que registrou uma queda de 4% em 2010, os licenciamentos da PSA Peugeot Citroën recuaram 0,9%, passando a 2.195.000 unidades. A participação no mercado do Grupo voltou a crescer, com 14,2%, ou seja, uma participação de mercado 0,4 ponto acima daquela de 2009.

O mercado de carros de passeio em 2010 foi marcado por uma nova redução das medidas de incentivo para a troca de carros usados por modelos novos na França e por sua supressão na Alemanha e na Espanha. Como previsto, o mercado de carros de passeio teve uma queda de 5,2% no acumulado do ano, revelando uma disparidade acentuada entre o primeiro (+0,5%) e o segundo semestre (-11,1%).

O mercado dos veículos comerciais leves teve uma evolução positiva de +9,6%. Neste mercado, a PSA Peugeot Citroën confirma sua liderança na Europa, com uma participação de mercado de 21,9%.

Forte progressão da parte das vendas efetuadas fora da Europa, que representaram 39% das vendas totais - Em 2010, as vendas fora da Europa representaram 39% das vendas totais do Grupo, ante 34% em 2009. Houve inclusive uma aceleração desta dinâmica no decorrer do ano, com as vendas fora da Europa chegando a alcançar 43% no segundo semestre. Esta evolução importante confirma o engajamento da PSA Peugeot Citroën em suas zonas de desenvolvimento prioritários, na América Latina, na China e na Rússia e demonstra a ambição do Grupo de se tornar mais global.

América Latina: um crescimento afirmado - No segundo semestre de 2010, os mercados da América Latina confirmaram sua tendência de alta. No acumulado do ano, os mercados progrediram globalmente 14%, puxados pelo Brasil (+11%) e pela Argentina (+29%). As vendas do Grupo, de 294.300 unidades, registraram um crescimento de 26,5%, fazendo com que a sua participação no mercado passasse de 5,2% em 2009 para 5,4%. Trata-se de recorde histórico em termos de volume. O Citroën C3 Aircross, lançado em setembro, e a picape Peugeot Hoggar, comercializada desde maio, ao lado de uma estratégia comercial mais agressiva e adaptada aos mercados locais, contribuíram para que o Grupo consolidasse o desenvolvimento de suas operações na região.

China: o Grupo se dota dos meios para atingir suas ambições - Em alta de 30%, o mercado chinês voltou a confirmar, em 2010, que puxa o crescimento das vendas automobilísticas mundiais. As vendas do Grupo PSA Peugeot Citroën bateram um novo recorde na China, com 375.600 veículos vendidos (+38%). A participação no mercado do Grupo foi de 3,3%. Com o reforço de sua cooperação com a DongFeng e a assinatura de um novo acordo de joint-venture com a Chang’An (sujeito à confirmação das autoridades chinesas), a PSA Peugeot Citroën se dota dos meios para atingir sua ambições.

Rússia: recuperação econômica em ritmo acelerado - Com 1.906.000 licenciamentos e um crescimento anual de 30%, o mercado russo parece prometer um novo e duradouro período de crescimento intenso. Neste contexto, o Grupo, com 55.500 unidades vendidas (+37%) e uma participação no mercado de 2,8% , conservou suas posições ao longo do ano, mas passou nitidamente a ganhar terreno desde o início de produção local dos Peugeot 308, Citroën C4, Peugeot 4007 e Citroën C-Crosser, com uma progressão combinada de suas vendas de 85% no segundo semestre.

Uma estratégia de topo de gama - A estratégia de gama do Grupo visa a aumentar o valor das marcas Peugeot e Citroën.

Em março de 2010, os lançamentos da linha distintiva DS da Citroën, com o DS3, e do Peugeot RCZ, em maio passado, após o lançamento do 3008 em abril de 2009, foram bem-sucedidos.

Com mais de 70.000 pedidos no mundo desde que começou a ser comercializado, o Citroën DS3 superou seus objetivos.

O Peugeot RCZ, com cerca de 17.000 pedidos, ultrapassou as primeiras expectativas. O 3008, com cerca de 190.000 vendas desde seu lançamento, é um dos pilares do crescimento da marca.

Uma estratégia de redução das emissões de CO2 - A PSA Peugeot Citroën continua a reduzir as emissões de CO2 de suas gamas. A estratégia do Grupo está baseada em três pilares complementares: otimização das motorizações térmicas, desenvolvimento das tecnologias micro-híbrida, híbrida e híbrida recarregável, e também do veículo elétrico.

Em 2010, os avanços tecnológicos que a PSA Peugeot Citroën realizou nas motorizações térmicas possibilitaram uma nova redução das emissões médias de CO2, com 132,4 g/km comparados com 135,4 g/km em 2009.

A comercialização de tecnologias altamente inovadoras fará com que a PSA Peugeot Citroën conserve sua liderança ambiental em 2011 na Europa, com: o micro-híbrido e-HDI oferecido desde o final de 2010 nos Citroën C4, C4 Picasso e C5, e em 2011 nos Peugeot 508 e 308; os veículos elétricos com o Peugeot i0n e o Citroën C-ZERO desde dezembro de 2010, com mais de 3.000 pedidos fechados até agora; o 3008 HYbrid4, 1º híbrido a diesel do mundo, que será comercializado em 2011 na Europa.

Perspectivas 2011 - Na Europa, o mercado automotivo deve se estabilizar em 2011. As marcas Peugeot e Citroën vão levar adiante sua dinâmica, com os lançamentos dos Peugeot 508, 3008 HYbrid4, do Citroën DS4, seguido mais tarde pelo DS5.

Na América Latina, após a recuperação ocorrida em 2010, o mercado deve continuar tendo um crescimento robusto, porém mais moderado.

Na China, o mercado continuará aquecido apesar das restrições às vendas impostas recentemente pela prefeitura de Pequim. O mercado deve manter um crescimento de dois dígitos.

Na Rússia, as medidas de incentivo à troca de um carro usado por um novo, associadas à alta da cotação das matérias-primas, nos levam a prever um crescimento contínuo do mercado e uma volta a dinâmicas próximas às do período que precedeu a crise.

Nestas zonas de desenvolvimento, o crescimento dos mercados, juntamente com as progressões das participações de mercado, deve fazer com que a PSA Peugeot Citroën se aproxime de seu objetivo de efetuar 50% de suas vendas fora da Europa em 2015.

PSA Peugeot Citroën: Vendas Mundiais 2009 e 2010 (carros de passeio e veículos comerciais leves):

Perfil- A Peugeot é a única marca a propor uma oferta de mobilidade global, com veículos de passeio e utilitários, scooters, bicicletas e uma ampla oferta de serviços. Presente em 160 países com 10 mil pontos de contato, a Peugeot alia em todo o mundo exigência e emoção. Em 2009, a Marca vendeu 1.842.000 veículos, tornando-se a 1ª marca francesa em número de licenciamentos no mundo e a 10ª marca automotiva. 50% dos veículos Peugeot vendidos no mundo emitem menos de 140g de CO2. Orgulhosa de seus 200 anos de inspiração, a Peugeot renova em 2010 suas linhas de estilo e sua identidade visual, completa sua oferta de mobilidade e afirma sua ambição internacional. A Marca prossegue seu desenvolvimento com os lançamentos do RCZ, modelo exclusivo, do iOn, um carro 100% elétrico, do 408 na China, do Hoggar na América Latina e com a implantação na Europa de sua oferta de mobilidade à la carte Mu by Peugeot. | www.peugeot.com

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