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14/01/2011 - 09:08

Governo britânico pede conselhos para fazer de 2011 "o ano do carro elétrico"

Em uma tentativa de incentivar ainda mais a adoção, por parte do consumidor, de veículos elétricos, o Governo está incentivando a instalação de pontos de recarga nas ruas, parques e estacionamento de Londres.

O Governo sabe que precisa investir mais em infra-estrutura se quiser que o consumidor leve, cada vez mais, carros elétricos para as suas garagens. Um dos pontos a serem flexibilizados é a ampliação dos pontos de abastecimento dos veículos elétricos, que atualmente necessitam de licença especial para serem intalados, ao contrário do que ocorre, por exemplo, com os parquímetros que não precisam de tal exigência.

O Ministro da Descentralização da Inglaterra, Greg Clark, revela que está trabalhando para, em breve, livrar os postos de abastecimento de tal exigência, contribuindo para que em 2011 tenha uma ampla rede de reabasteciomento em toda cidade de Londres. Todas as ações estão alinhadas com o Governo que acabou de lançar o Plug-In-Car Grant, que contempla com até £ 5.000 de beneficios para os novos proprietários de veículos elétricos.

Novo material promete carregamento mais rápido

Cientistas americanos recorreram a nanomaterial para desenvolver um novo tipo de tecnologia capaz carregar as baterias de celulares, notebooks e, futuramente, de carros elétricos, mais rápido do que os recursos atualmente disponíveis.

Pesquisadores do Rensselaer Polytechnic Institute, em Nova York, têm produzido um novo material que eles chamam de "nanoscoop", que pode suportar altos índices de carga e descarga que causam, ao longo do tempo, danos as baterias de íons de lítio que atualmente equipa a maioria das baterias de equipamentos portáteis e até de carros elétricos.

O novo material é muito mais resistente e o seu sucesso, segundo seus criadores, está na sua composição, estrutura e tamanho. Foi apelidado de nanoscoop, porque parece um cone com sorvete na parte superior sob o microscópio. O eletrodo pode ser carregado e descarregado em uma taxa de 40 a 60 vezes mais rápido do que os ânodos de bateria convencional, mantendo uma densidade de energia compatível.

Previsões de especialistas dão conta de que quem dominar a tecnologia das baterias ganhará o mercado de veículos elétricos.. Fonte: The Green Car Website e Energy Efficiency News.

Ótima semana e que Deus nos abençoe,

.Por: Evaldo Costa, Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil | Site: www.carroeletriconews.blogspot..com | Site: www.icbr.com.br E-mail: [email protected]

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