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14/01/2011 - 09:08

Oito anos com o pé fundo no acelerador

2010 foi, sem dúvidas, o melhor ano da indústria automobilística nacional. Dezembro registrou, como prevemos nesta coluna, recorde histórico de vendas no varejo brasileiro. Foram licenciados 381,6 mil unidades, representando crescimento de 30,2% sobre dezembro de 2009, quando foram vendidas 293 mil unidades novas.

A verdade é que desde 2003 a indústria brasileira de autoveículos não para de crescer. Já são oito anos de crescimento ininterrupto. Cabe então perguntar: alcancará a indústria nacional a marca de quatro milhões de unidades licenciadas em 2011? Ainda é cedo para dizer, mas para que isso ocorra, ela terá que crescer 13,8% neste ano contra a média de 11,5 dos dois últimos anos.

Mercado deve continuar crescendo em 2011-Caso a economia continue favorável, poderemos sim, alcançar esse patamar de vendas. As montadoras continuam apostando no crescimento do mercado brasileiro, tanto é que no início deste ano teremos novas marcas no mercado, a exemplo da chinesa JAC, investimentos para o aumento da capacidade produtiva da indústria nacional estão em andamento e novos playes a caminho. Tudo isso contribuirá para aumentar a competição, promoções e vendas.

Além de crescer, o mercado brasileiro vem sofisticando o seu hábito de consumo. Prova disso é o aumento das vendas de carros importados que vendeu em 2010, 660,1 mil unidades, representando crescimento de 35% sobre 2009. A participação deles nas vendas vem crescendo a cada ano, em 2008 era de 13,3%, em 2009 15,6% e em 2010, alcançou o índice recorde de 18,8%.

O consumidor também tem preferido os modelos mais caros. Em 2009, por exemplo, a participação nas vendas de veículos até 1000 cc foi de 52,7% contra 50,8% em 2010. Por outro lado, os veículos acima de 1000 cc representavam 46,1% passando para 48% em 2010.

Fiat cai, Hyundai dispara - O mercado automobilístico em 2010 cresceu 11,9% sobre 2009. Das onze maiores marcas no Brasil, as que não conseguiram acompanhar o rítmo de crescimento das vendas de autos e comerciais leves foram: Fiat (-3,54%), Volkswagen (3,33%), Honda (0,45%) e Toyota (6,53%).

As que se mantiveram próximas ao índice de crescimento do mercado nacional foram: Peugeot (10,35%), GM (10,45%) e Ford (10,62%).

Já as que ganharam market share, foram: Mitsubishi (18,94%), Citröen (21,29%), Renault (36,40%) e Hyundai (49,21%).

Fiat lidera, mas perdeu fôlego - Em 2009, considerando licenciamento de autos e comerciais leves, a Fiat liderou com folga de mais de 52 mil unidades de diferença para a Volkswagen, que foi a segunda colocada. Em 2010 a Fiat continuou liderando, só que desta vez, por diferença inferior a quatro mil unidades. Mantendo esse rítmo, logo teremos alternância na liderança do mercado nacional.

Fica a nossa torcida para que em 2011 o mercado continue crescendo, que os preços dos carros caiam e que o consumidor tenha mais opções de escolha.

Pense nisso, ótima semana e que Deus nos abençoe,

.Por: Evaldo Costa, Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil | Site: www.carroeletriconews.blogspot..com | Site: www.icbr.com.br E-mail: [email protected]

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