Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2007 - 10:05

Núcleos especiais mediarão conflitos durante os Jogos Pan-americanos

Brasília (DF) - As ações de segurança dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 incluem a operação de cinco núcleos de mediação pacífica de conflitos, que estarão distribuídos por diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro entre os dias 19 e 29 de julho. Implantados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para facilitar a dissolução de problemas e desafogar o trabalho das polícias, esses núcleos de mediação funcionarão em locais de grande aglomeração, como nos estádios do Maracanã, João Havelange (Engenhão) e no Rio Centro. Outros dois núcleos atenderão a população em delegacias dos bairros de Campo Grande e Deodoro.

As situações de conflito de menor gravidade poderão ser atendidas por juízes, promotores, defensores públicos, além de psicólogos e assistentes sociais nos núcleos de mediação. O objetivo é que as partes cheguem a um acordo de forma pacífica, sem necessariamente recorrer ao sistema judicial ou ao envolvimento das polícias.

Os núcleos de mediação são uma alternativa de resolução de conflitos na qual o mediador atua como pacificador e canal de discussão. Ele não interfere nas decisões a serem tomadas, apenas auxilia as partes a chegarem a uma decisão satisfatória. Sua função é ouvir e formular propostas. O mediador também analisa o interesse dos envolvidos no conflito e oferece soluções possíveis e eficazes para as partes.

As principais características da mediação consistem num processo participativo e flexível que devolve às pessoas o controle sobre o conflito, trabalha a comunicação e o relacionamento entre as partes e promove a resolução do problema de maneira confidencial. Nos núcleos de mediação não existe julgamento ou oferta de soluções, tudo é feito em conjunto.

Os núcleos de mediação pacífica de conflitos são uma iniciativa do Projeto Medalha de Ouro Construindo Convivência e Segurança Cidadã, programa desenvolvido pelo Ministério da Justiça no Rio de Janeiro por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública. A iniciativa tem ainda o apoio do Poder Judiciário, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. | Por: MJ

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira