Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2007 - 10:11

Programação Cultural da Vila Pan-americana começa no dia 14

As opções de lazer para os atletas que vivem na Vila Pan-americana ganharão um grande reforço no próximo sábado, dia 14. No dia seguinte à Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, começará a extensa agenda cultural da Vila, que tem patrocínio da Petrobras. Dez grupos se apresentarão na Tenda de Cerimônias até 22 de julho. De 23 a 28 de julho, serão exibidos filmes nacionais.

A Tenda de Cerimônias fica localizada na Zona Internacional, área de convívio entre os atletas e os demais credenciados dos Jogos. A primeira atração é o Grupo Anima, que apresentará o espetáculo Espelho. Os eventos terão início sempre às 18h30.

Ações culturais na tenda de cerimônias da Vila Pan-americana 14 de julho (sábado): Espelho - O Grupo Anima trabalha a música instrumental mesclando elementos afro-brasileiros, indígenas e ibérico-medievais. Utiliza flautas, rabecas, viola, percussão e voz, com interessante trabalho cênico. Tem 4 discos gravados, prêmios conquistados tanto na área de música erudita quando de música popular brasileira, e já tocou em diversas cidades da América do Sul e do Norte.

15de julho (domingo): Escola Portátil de Música - Os Matutos se juntaram para tocar choros, valsas, maxixes e polcas em 2002, quando freqüentavam a Oficina do Choro, na Lapa, cidade do Rio de Janeiro. A Oficina do Choro deu origem à Escola Portátil de Música e até hoje os Matutos a freqüentam. Além de apresentar obras de importantes compositores brasileiros, o grupo trabalha composições próprias e se dedica à pesquisa de repertório inédito, conseguido em arquivos de bandas do interior e nas fazendas da região de Cordeiro (RJ), onde residem.

16 de julho (segunda): AMC Choro, Grupo de Choro - O Grupo de Choro da AMC faz parte de um projeto de formação e resgate da cidadania realizado com os jovens carentes da Baixada Fluminense. Este trabalho está diretamente ligado às raízes da cultura brasileira e faz com que os meninos aprendam e divulguem as obras de grandes mestres da música brasileira.

17 de julho (terça-feira): AMC Samba (1o grupo), Grupo de Samba - O Grupo de Samba da AMC faz parte de um projeto de formação e resgate da cidadania realizado com os jovens carentes da Baixada Fluminense. Este trabalho está diretamente ligado às raízes da cultura brasileira e faz com que os meninos aprendam e divulguem as obras de grandes mestres da música brasileira.

Rosemary (2º grupo), Rosemary e as mulheres da Mangueira - A Mangueira, berço do samba, sempre teve mulheres muito fortes vivendo e crescendo junto com a escola. No show “Mulheres da Mangueira”, a cantora Rosemary homenageia este universo da Estação Primeira de Mangueira (mulheres que fizeram parte desta longa história) desde que a agremiação foi fundada.

18 de julho (quarta-feira): Pianorquestra - O grupo PianOrquestra apresenta ao moradores da Vila Pan-americana sua inovadora e impressionante performance, na qual cinco músicos tocam simultaneamente um mesmo piano. O público terá a oportunidade de assistir um espetáculo inusitado e com repertório bem brasileiro, passeando do coco ao samba até grandes compositores da música de concerto.

19 de julho (quinta-feira):Mestre Bimba, capoeira - Contando com a presença dos filhos de Mestre Bimba (Mestre Nenel, Luis Lopes Machado e Marinalva Nascimento Machado) e 50 capoeiristas do grupo Abadá-Capoeira, instituição que tem como objetivo a difusão da cultura nacional através da capoeira, serão apresentadas diversas atividades entre rodas, aulas e orquestra de berimbaus.

20 de julho (sexta-feira): Caravana Mambembrincantes, A Cia Mambembrincantes, de Brasília, tem como foco a cultura popular brasileira. Seu trabalho é essencialmente musical, mas em seus espetáculos há, ainda, participação de bonecos gigantes, boi e demais personagens das festas brasileiras. Com 3 discos gravados, a Cia já se apresentou em diversos países da Europa, América do Sul e várias regiões do Brasil. Os instrumentos que utiliza são tipicamente brasileiros, como a viola caipira, a rabeca, o cavaco e muita percussão. Nos Jogos, pretende mostrar ao público de todos os países a variedade de ritmos que compõem a cultura brasileira.

21 de julho (sábado): Escola Portátil de Música, Camerata Portátil - A Camerata Portátil é um dos grupos do projeto Escola Portátil de Música, um programa de educação musical que utiliza a linguagem do choro para profissionalizar jovens músicos e formar platéias. Formada por cordas, sopros, acordeom e percussão, toca arranjos camerísticos para o repertório de choro.

22 de julho (domingo): Escola Portátil de Música, Furiosa Portátil - A Furiosa Portátil é outro grupo do projeto Escola Portátil de Música, formado basicamente por instrumentos de sopro.

Filmes a partir de 23 de julho (segunda-feira): Cinearte Sarau | Os Normais – espanhol -Com Fernanda Torres, Luiz Fernando Guimarães, Evandro Mesquita e Marisa Orth.

24 de julho (terça-feira): Cinearte Sarau | O homem que copiava – inglês - Com Lázaro Ramos, Leandra Leal, Pedro Cardoso e Luana Piovani.

25 de julho (quarta-feira): Cinearte Sarau | A Máquina – espanhol - Com Mariana Ximenes e Gustavo Falcão.

26 de julho (quinta-feira): Cinearte Sarau | Se eu fosse você – inglês - Com Tony Ramos e Glória Pires.

27 de julho (sexta-feira): Cinearte Sarau | O casamento de Romeu e Julieta – espanhol - Com Marco Ricca, Luana Piovani, Luís Gustavo, Leonardo Miggiorin e Berta Zemmel.

28 de julho (sábado): Cinearte Sarau | Deus é brasileiro – inglês - Com Antônio Fagundes e Wagner Moura. | * Mais informações no banner lincado do Cauê no Canal Esporte Business deste Portal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira