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13/07/2007 - 10:13

Apex-Brasil destina R$ 12 milhões para setor calçadista

O presidente da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil, ligada ao MDIC), Alessandro Teixeira, anunciou dia 11 de julho, durante a 39ª Francal (maior feira calçadista da América Latina), que a agência investirá R$ 12 milhões em dois novos projetos do setor brasileiro de calçados. Uma parte deste valor (R$ 10,5 milhões) irá para a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e o restante para a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros e Calçados (Abrameq).

Com estes novos recursos e a contrapartida das entidades - R$ 2,9 milhões da Abrameq e R$ 12,2 milhões da Assintecal, o segmento recebe R$ 27 milhões para capacitar as empresas para exportação e promover a imagem do Brasil no mercado internacional.

Com a Assintecal, a Apex-Brasil buscará ampliar a participação dos componentes brasileiros nos mercados mundiais coureiro-calçadistas, agregando design, tecnologia e originalidade aos produtos brasileiros. O objetivo é que até dezembro de 2008 as exportações das 260 empresas que integram o projeto saltem de US$ 900 milhões para US$ 1,15 bilhão, gerando 500 novos empregos a cada ano. "Desde que o setor começou a ser apoiado pela Apex-Brasil, em 2000, houve um aumento de 350% nas exportações do setor coureiro-calçadista", disse o presidente da Assintecal, Luis Cláudio Amaral, "estamos investindo o retorno financeiro deste incremento em tecnologias de produção e no desenvolvimento de inteligência comercial".

Já a parceria com a Abrameq visa inserir um número cada vez maior de pequenas e médias empresas, incentivando a melhoria dos produtos e, conseqüentemente, fortalecendo a imagem do Brasil como fornecedor de máquinas e equipamentos deste segmento. A expectativa é que as vendas externas das 31 empresas participantes do projeto alcancem US$ 12 milhões em junho de 2009.

O presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira destacou que, nos últimos anos, a agência investiu R$ 200 milhões na cadeia produtiva couro-calçado - "independentemente de momentos de crise, a Apex-Brasil sempre investiu no setor e sempre considerou a cadeia fundamental nas exportações brasileiras", afirmou.

Além destes novos projetos, o setor coureiro/calçadista já conta com o apoio da Apex-Brasil em mais outras duas parcerias. Uma delas, assinada no ano passado, é com a Associação Brasileira da Indústria e de Calçados (Abicalçados), cujos recursos de R$ 9,462 milhões são destinados a 668 empresas participantes e visam aumentar em 15% as exportações para novos mercados. A outra, também iniciada no ano passado, destina R$ 2,060 bilhões para o Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB). | Por: AE

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