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18/01/2011 - 09:40

Odontologia da São Leopoldo Mandic é a melhor do Brasil pelo terceiro ano consecutivo


Faculdade de Campinas obteve nota máxima em avaliação do IGC e classificou-se como a melhor faculdade entre aquelas que apresentam cursos de Odontologia, além de estar entre as dez melhores instituições de ensino superior do país

Pelo terceiro ano consecutivo, o curso de Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, é eleito o melhor do Brasil. A instituição de ensino superior figura entre as 10 melhores do País de acordo com o IGC (Índice Geral de Cursos) divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na última quinta-feira, dia 13. Os dados são com base nas avaliações de 2009.

O Índice Geral de Cursos (IGC) leva em consideração a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). O resultado final está em valores contínuos (de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Entre 2.137 instituições avaliadas, públicas e privadas, a Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic obteve nota contínua 433 (faixa 5), a nona melhor do Brasil.

"Essa classificação é resultado dos investimentos constantes em pesquisas, trabalhos científicos e apoio aos estudantes de graduação e pós-graduação a participarem de congressos nacionais e internacionais, além da interação entre os diversos níveis de pós-graduação. O corpo docente formado por professores com título de Doutorado e a participação dos excelentes alunos em todos os níveis do ensino também contribuíram para chegarmos nesta posição", define José Luiz Cintra Junqueira, diretor geral da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Para a avaliação dos cursos de graduação, o IGC utiliza o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é uma média de diferentes medidas da qualidade: o Conceito Enade (que mede o desempenho dos concluintes) e o desempenho dos ingressantes no Enade, além de avaliar corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico. Para um curso ter CPC é necessário que ele tenha participado do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), com alunos ingressantes e concluintes.

Com a divulgação dos indicadores de 2009, o Ministério da Educação encerra o primeiro ciclo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que abrangeu o período 2007-2009. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, as instituições que obtiveram conceitos 3, 4 e 5 avançam para conquistar mais autonomia. Aquelas com conceitos 1 e 2 passam a correr o risco de fechamento. | www.inep.gov.br/areaigc

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