Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2007 - 10:23

Brasil já é o quinto maior produtor de carne de avestruz, diz ACAB


De acordo com um levantamento divulgado pela Associação dos Criadores de Avestruz do Brasil (ACAB), o Brasil já é o quinto maior produtor de carne de avestruz. As informações tem base do Ministério da Agricultura, associações e agentes de mercado. Pelos números, em 2006, foram abatidas 14.306 avestruzes em todo o País, gerando cerca de 430 toneladas de carne, o que dá, pelos cálculos da associação, um consumo per capita de 0,002 kg/hab/ano do produto no Brasil.

Mas os percentuais de consumo ainda é baixo se comparado ao consumo de carne bovina (38,7 kg/hab/ano), suína (12,2 kg/hab/ano), de frango (36,1 kg/hab/ano), peru (1,1 kg/hab/ano) e de pato (0,02 kg/hab/ano). Mas, em relação ao ano anterior (2005), houve um crescimento acima de 800%. “Isso demonstra a entrada do Brasil na industrialização dos produtos do avestruz“, diz Luis Robson Muniz, presidente da ACAB.

A nível internacional, a África do Sul continua na frente, - mas já ameaçada pela China. Em seguida vêm Austrália e Zimbábue. O Brasil desponta como um país emergente na indústria global do avestruz, aparecendo pela primeira vez entre os cinco maiores produtores de carne no setor.

Depois do Brasil, aparecem Estados Unidos (12 mil abates), Hungria (10 mil), Israel (8 mil), Filipinas (7,5 mil) e Espanha (7 mil abates anuais). Em 2007 o setor deve crescer cerca de 75%, chegando a 25 mil abates -estima a ACAB. ”Embora tenhamos massa crítica para aumentar a disponibilidade de carne, o consumo efetivo do mercado não sugere um crescimento maior. Porém, caso as exportações sejam liberadas, esta expectativa deve subir, ultrapassando seguramente um crescimento de 100%", acredita Muniz.

O presidente da Acab diz que a associação está centralizando sua gestão no mercado interno, participando com planejamento estratégico e campanha de marketing para estimular o consumo da carne no Brasil e, ao mesmo tempo, envidando esforços para possibilitar a sua exportação, abrindo o mercado internacional para a carne de avestruz brasileira.

Mais Estudos - A partir de estudos mercadológicos junto ao IBGE e com dados estatísticos cruzados, a ACAB estima que aproximadamente 3 milhões de brasileiros (classe AA, A e B) – 1,6% da população brasileira – podem pagar pela carne de avestruz no Brasil, entre R$ 15 e R$ 60 o quilo.

A associação dos criadores de avestruz mostra que, caso a faixa da população avaliada consumisse uma refeição com filé de avestruz por mês, haveria um consumo per capita de 0,05 kg/hab/ano (aumentando 25 vezes). Assim, seria necessária, para atender a esta demanda, uma produção de nove mil toneladas de carne (quase o atual consumo da Europa), com o respectivo abate de 300 mil aves – praticamente 75% do atual plantel brasileiro.

Mesmo ainda com números tímidos, a ACAB acredita que o cenário pdoerá mudar nos próximos anos. | www.acab.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira