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18/01/2011 - 11:38

Embraer fecha 2010 com 246 jatos entregues

Valor da carteira de pedidos firmes a entregar voltar a crescer e atinge US$ 15,6 bilhões.

São José dos Campos – A Embraer entregou 92 jatos no quarto trimestre de 2010 (4T10), dos quais 30 para o mercado de aviação comercial, 61 para o de aviação executiva e um para o segmento de defesa. Com isso, a Empresa encerrou 2010 com 246 jatos entregues. A carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) fechou o ano em US$ 15,6 bilhões, valor 2% maior que o registrado em 30 de setembro de 2010.

O último trimestre do ano foi marcado pela certificação e entrada em serviço de mais um jato executivo da Embraer. O Legacy 650, da categoria large, é baseado na bem-sucedida plataforma do Legacy 600. Com uma cabine espaçosa e confortável, tem capacidade para 14 passageiros e é capaz de voar de São Paulo (Brasil) para Miami (EUA) sem escalas. Com isso, foram entregues oito jatos Legacy 600 e Legacy 650 de outubro a dezembro. A produção dos jatos Phenom também acelerou. Em 2010, foram entregues uma centena de Phenom 100, sete a mais que no ano anterior, além de 26 Phenom 300. A Embraer também anunciou um acordo com a norte-americana NetJets, que resultou em um contrato firme de venda para 50 Phenom 300, com outras 75 opções.

Ao longo de 2010, o mercado de aviação comercial demonstrou sinais concretos de recuperação e retomou gradativamente a atividade e os negócios. Como consequência, a Embraer fechou contratos para a venda de 97 novos aviões, número muito próximo às 100 entregas do ano. O quadro abaixo resume a situação da carteira de jatos comerciais em 31 de dezembro.

No quarto trimestre de 2010- As Cartas de Intenções assinadas com a Air Lease e a Republic, dos EUA, anunciadas no Show Aéreo Internacional de Farnborough, em julho, resultaram em 16 novas ordens firmes para o Embraer 190. Outros 44 aviões provenientes destes acordos poderão ser confirmados nos próximos meses. A LAM, de Moçambique, confirmou a compra de mais um Embraer 190. A Lufthansa, da Alemanha, comprou mais oito Embraer 195 (convertendo outros dois Embraer 190 encomendados anteriormente em Embraer 195).A CDB Leasing, da China, encomendou dez Embraer 190. Esta encomenda foi anunciada em 10 de janeiro, motivo pelo qual está apresentada na carteira de pedidos de 31 de dezembro como “Cliente não divulgado”. Um jato Embraer 190 foi vendido a um cliente não revelado. Dois clientes não divulgados foram anunciados: a BA CityFlyer, do Reino Unido, com dois Embraer 190, e a Fuji Dream Airlines, do Japão, com um Embraer 175. O 700º E-Jet produzido foi entregue pela Embraer em novembro e será operado pela BA CityFlyer; e Cinco ordens firmes de Embraer 190 da US Airways foram canceladas.

No segmento de defesa, a Embraer anunciou o sexto acordo para a definição de parcerias industriais para o programa KC-390. As negociações com o governo argentino podem resultar na venda de mais seis aviões de transporte militar, elevando para 60 o total de aeronaves atualmente em negociação. Os acordos com Brasil, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca foram firmados no terceiro trimestre. A Empresa também concluiu a primeira venda de Super Tucano na Ásia Pacífico, após vencer uma concorrência para o fornecimento de oito aeronaves de ataque leve a Força Aérea Indonésia. As entregas começarão em 2012.

Perfil- A Embraer S.A. (NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios,instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos,França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em31 de dezembro de 2010, a Embraer contava com 17.149 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 15,6 bilhões.| www.embraer.com.br

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