Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2011 - 07:30

Tecnologia 100% nacional pode ajudar no controle de enchentes

A época das chuvas já chegou e com ela a preocupação dos órgãos responsáveis na questão da prevenção das enchentes. Mas como fazer para que as tecnologias disponíveis possam contribuir para a prevenção de enchentes que assolam boa parte do País?

Para Claudio Gaspari, presidente da Veotex, na área de segurança o Brasil dispõe atualmente do que existe de mais avançado a nível mundial em prevenção de desastres naturais. “Hoje temos tecnologia disponível seja no que se refere a sensoriamento sísmico, seja a meteorologia ou até mesmo na utilização de imagens para o controle de barragens de grande, médio e pequeno porte, além do monitoramento dos leitos dos rios, represas, açudes, várzeas e até mesmo de encostas e morros”, avalia.

Com tecnologia 100% nacional, a Veotex desenvolveu um sistema como ferramenta de prevenção, detecção e reação às enchentes, que pode ajudar a diminuir os prejuízos e, principalmente as mortes causadas no Brasil por esse tipo de fenômeno. O sistema desenvolvido pela Veotex é simples e barato, composto basicamente por bóias que, fazendo o papel de sensores, consegue medir com precisão as variações de profundidade e vazão de rios, barragens e represas. Esses sensores trabalham em conjunto com sistemas de câmeras de alta definição capazes de fazer imagens tanto durante o dia quanto à noite e que são transmitidas via internet utilizando-se banda larga e nos sistemas mais modernos, sinal de celular GPRS, EDGE e 3G.

Os dados obtidos pelos sensores, aliados às imagens recebidas, darão um panorama preciso e imediato do nível de perigo enfrentado e, através do próprio equipamento, diversas ações remotas, preventivas e reativas podem ser tomadas como a abertura ou o fechamento de comportas, o acionamento de sirenes de emergência para alertar a população que se encontra em áreas de risco, além da disponibilização das imagens e dados também pela internet para os comandos dos órgãos especializados nesse tipo de ocorrência, como os Bombeiros e a Defesa Civil.

A tecnologia desenvolvida pela Veotex já foi testada, em 2008, pela prefeitura de São Paulo no controle dos “piscinões”. Como esses grandes reservatórios acumulam água de chuvas e regulam sua vazão nos rios e córregos, a idéia era controlar a entrada do volume de água. Para isso, duas câmeras conectadas a um Software foram instaladas em bóias de níveis no reservatório do Cedrolândia (mais conhecido como Pirajussara) para transmitirem, em tempo real, imagens do piscinão a uma central de monitoramento. “Tivemos um resultado muito positivo, mas infelizmente a prefeitura não continuou com o projeto. Três anos e algumas enchentes depois, a licitação para a contratação ainda não foi feita”, diz Claudio Gaspari.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira