Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2011 - 08:12

Editora Prumo lança obra infantil ‘De olho no Olho’, da autora Sandra Lopes

Livro brinca com um olho muito popular e bem conhecido. O ‘olho grande’ ou ‘olho gordo’ que, como personagem da história, causa grande rebuliço ao sumir na floresta.

Inspirada pelos olhos da filha Mariana, na ocasião com sete anos, hipnotizados diante de uma fantasia de princesa, a autora Sandra Lopes cria, sob os efeitos desse olhar de magia e encantamento, um personagem. O olho grande, que desaparece na floresta e arruma uma grande confusão, é o ponto de partida para a história do lançamento da Editora Prumo (selo Pruminho), De Olho no Olho. “Esse olho puxou outros olhos: de alguns animais a aves, que ao longo do livro foram aparecendo, de forma lúdica e se apresentando ao leitor”, diz a autora.

Sandra Lopes explica, na apresentação do livro, a origem das expressões ”olho grande” ou ”olho gordo”, “designações do nosso folclore para palavras como inveja e cobiça”. “Era um olho grande, primo do olho, irmão do olho comprido. Já fazia algum tempo havia desaparecido. Os bichos preocupados perguntavam:por onde ele andava,onde estaria.” inicia a autora na narrativa em que uma coruja, uma raposa, um gato, um cachorro, um rinoceronte, um macaco, uma cobra, um lobo e um lince falam se seus próprios olhos, se indagam sobre o olho perdido e se defendem contra o boato de uma possível aproximação do ”olho gordo”.

O mistério, só desvendado no final do livro, é interpretado pela criatividade da dupla de ilustradores Sami e Bill, com seus traços marcantes e desenhos coloridos. De Olho no olho, indicado para crianças a partir de quatro anos, interage e brinca com o leitor. “Ler para os pequenos é a maneira mais eficaz e efetiva de semear o amor pelo objeto livro. Deixar que eles, do jeito deles, ‘leiam’ com as mãos, com a boca, com os pés, com todos os sentidos. Ler, acima de tudo, é um gesto de amor”, diz Sandra Lopes.

O que a autora faria se o ”olho grande” chegasse perto dela? “Se esse tal de ”olho grande” chegar perto de mim, eu é que vou ficar de olho nele. Vou tomar conta pra que não se aproxime de ninguém. Quem sabe, com ele assim ao meu lado, não consiga convencê-lo de que o melhor da história é lutar por aquilo que se quer”, conclui Sandra Lopes.

Autora- Sandra Lopes é professora de Sala de Leitura da cidade do Rio de Janeiro, poeta e escritora.Dos passeios pela infância, veioseu primeiro livro de poesias Catavento, adotado pelas secretarias de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco. Depois desse, vieram outros livros, um deles vertido também para a língua inglesa.

Os ilustradores - Nascidos em Penápolis, Samuel e Fábio, mais conhecidos como “Sami e Bil” dizem que viveram uma infância muito divertida, fascinante, e lembram constantemente do gosto que tinham, e têm, por dar cores a imaginação. Giz e lápis de cor não duravam nas mãos da dupla que foi se fortalecendo e crescendo até se formarem no magistério e em design. As duas áreas de atuação se complementaram e serviram de base para as criações literárias de Sami e Bill. Além do prazer de desenhar, as ilustrações representam também para a dupla a responsabilidade de trabalhar para crianças.

.[Título: De olho no olho | Autor: Sandra Lopes | Ilustrador: Sami e Bill | Selo: Pruminho | Formato: 21 x 24 cm (LxA) | ISBN: 978-85-7927-111-3 | Acabamento: Lombada canoa | Preço: R$23,90].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira