Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2011 - 08:29

Empresas abertas no Estado do Rio de Janeiro aumentam em 8,7% em 2010

Levantamento da Jucerja aponta 41.025 novos negócios.

Rio de Janeiro – O número de empresas abertas no Estado do Rio de Janeiro, em 2010, foi 8,7% maior comparado ao ano de 2009. Segundo levantamento da Junta Comercial do Estado (Jucerja), vinculado a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, os números referentes ao ano de 2010 registram 41.025 novos negócios enquanto que em 2009, o saldo foi de 37.709.

O comércio de roupas e acessórios liderou o ranking dos segmentos que mais foram constituídos no estado, no ano passado, com 16.846. Cabeleireiros aparecem em seguida com 8.585 novos estabelecimentos. Logo depois, lanchonetes, casas de suco e similares com 7.067. Produtos de perfumaria e higiene pessoal, 6.850; e equipamentos e suprimentos de informática fecham a lista dos cinco primeiros com 6.260 novos negócios.

De acordo com o presidente da Jucerja, Carlos de La Rocque, o aumento era esperado, mas superou as expectativas. “A previsão era passar de 40 mil empresas e o excelente momento que o estado está atravessando proporcionou o crescimento do ambiente de negócios. Somado a essa questão, todo o trabalho desenvolvido pela Jucerja na atual gestão, com serviços que facilitam a vida do empreendedor, como descentralização das atividades, serviços on line, entre outros”.

Empresas são abertas via internet - O Estado do Rio de Janeiro já tem 13 empresas abertas através da internet, com o sistema Regin (Registro Mercantil Integrado), nas cidades de Maricá e Itatiaia. O Regin (registro fácil) possibilita constituir o negócio em 48 horas, está implantado em 44 cidades, sendo que 22 delas já passaram pelo curso de capacitação da Jucerja.

“As facilidades encontradas com esse processo são resultado das mudanças implantadas pela Junta Comercial para agilizar o trâmite de abertura de empresas. A ideia é transformar o protocolo da sede em um ambiente virtual, a começar pelo pedido de busca prévia de nome empresarial, que já pode ser feito através do site [www.jucerja.rj.gov.br], por meio do Regin”, explica o presidente.

Além da busca prévia de nome, outros documentos já estão sendo disponibilizados pelo site, como o DBE (guia para obtenção do CNPJ) e o DOCAD (documento de cadastro utilizado para obtenção da Inscrição Estadual), que representam 10% do movimento do protocolo da sede, ainda a emissão da certidão on line. “Com as facilidades da internet, o empreendedor não precisará mais ir até a Junta e deixa de ter que enfrentar a burocracia que há anos atrasa o processo”, completa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira