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19/01/2011 - 08:46

Airbus atinge novo recorde de entrega de aviões em 2010

Encomendas muito acima das expectativas.

A Airbus aumentou sua produção pelo nono ano consecutivo e alcançou o novo recorde de 510 (2009: 498) aeronaves comerciais entregues a 94 clientes (dos quais, 19 foram novos). As entregas incluiram 401 aviões da Família A320, 91 da A330/A340 e 18 A380. Na sua divisão militar, a Airbus entregou 20 aviões de transporte leves e médios (CN235 e C295), excedendo em quatro as aeronaves entregues em 2009.

A Airbus registrou 644 encomendas de aviões comerciais (574 firmes) em 2010. O valor das novas encomendas ultrapassou os US$ 84 bilhões brutos (US$ 74 bilhões líquidos) a preço de lista. Isso representa 51% por unidades do mercado mundial bruto de aviões com mais de 100 assentos (52% firme). O fabricante obteve 21 encomendas para seus aviões militares (CN235 e C295).

As novas encomendas comerciais incluem 452 aeronaves da Família A320, 160 da Família A330/A340/A350 XWB e 32 do A380. No final de 2010, a carteira de pedidos da Airbus era de 3.552 aviões, avaliados em mais de US$ 480 bilhões a preço de lista, representando seis anos de produção contínua. A carteira de pedidos de aviões militares foi de 247 aeronaves.

Em 2010, a Airbus lançou o A320neo (opção de novos motores), oferecendo 15% menos consumo de combustível, o que equivale a até 3.600 toneladas de emissões de CO2 por avião por ano.

O A350 XWB continuou com estratégicas campanhas, que elevaram o total da família para 583 unidades e o número de clientes para 36 até o final do ano. Do lado industrial, no ano de 2010 foi iniciada a fabricação dos primeiros componentes do A350 XWB e a montagem de sub-conjuntos, a nível de seções. O gabarito de testes de sistemas (Iron Bird, o Pássaro de Ferro, em português) para o A350 XWB iniciou as suas operações no final de dezembro.

O programa A400M está dando bons resultados, com quarto aviões de desenvolvimento realizando voos de testes. Eles já completaram mais de 1.000 horas no ar em mais de 300 voos de ensaios. O início da produção dos A400M de série é iminente e a certificação civil deverá ser obtida antes do final deste ano.

O MRTT (Multi-Role Tanker Transport ou Transporte e avião de reabastecimento multi função, em português), baseado no A330, obteve as certificações civil e militar em 2010. Cinco aeronaves já estão voando e quatro estão em processo de conversão. A entrega dos dois primeiros MRTT à Real Força Aérea Australiana, está nos estágios finais.

O programa Power 8 da Airbus excedeu as expectativas de economia quanto a EBIT (Earnings Before Interest and Taxes, ou lucro antes dos juros e impostos, em português) e numerário. O Power 8 continuará essa dinâmica.

Airbus já recuperou sua competitividade, em grande parte graças ao Power 8, o programa de melhora do desempenho e ao crescimento dos seus mercados. Além disso, o progresso no programa A380 permitiu à companhia reduzir consideravelmente a força de trabalho temporária. Contudo, centenas de empregos temporários transformaram-se em contratos com a Airbus, criando um grande número de novos empregos, principalmente na Engenharia e na Produção.

Em 2010 a Airbus recrutou 2.200 novos funcionários, elevando a sua força de trabalho para 52.500 pessoas no final do ano. Para 2011 espera-se um aumento de 3.000 funcionários, principalmente para o aumento nos programas dos aviões de um corredor e de longo alcance, assim como para o desenvolvimento e industrialização dos A400M, A350 XWB e A320neo.

“2010 foi um bom ano, de fato melhor do que esperávamos doze meses atrás. A recuperação do mercado e a melhora do desempenho dos programsa foram particularmente encorajadoras. Contudo, com a quantidade de mudanças, especialmente nos nossos programas de desenvolimento, teremos de trabalhar duro para melhorar ainda mais e fazer de 2011 um ano de sucesso para a empresa”, disse Tom Enders, Presidente e Principal Executivo da Airbus.

Para 2011, a Airbus espera novamente um aumento nas entregas e, acima de tudo, da relação encomendas-entregas. “Isso é o resultado de uma forte demanda por aviões novos e mais ecoeficientes”, afirmou Enders. “Nós respondemos às necessidades dos nossos clientes introduzindo as tecnologias certas no tempo certo, como foi o caso do A320neo.”

Também em 2010, a Airbus avançou na comercialização de combustíveis alternativos, criando a primeira cadeia de valor no Brasil, reunindo fazendeiros, refinadoras e companhias aéreas. A Airbus realizou o primeiro voo com biocombustível da América Latina e também apóia os primeiros voos regulares diários com passageiros, que devem começar ainda este ano. Isso reforça a estratégia da Airbus de passar dos voos de demonstração, para a comercialização de combustíveis alternativos para a aviação.| www.airbus.com

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