Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2011 - 08:54

Brasileiros participam do primeiro Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café


O projeto, apoiado pela Fundação Ernesto Illy, conta com profissionais de diversos países, que terão a oportunidade de especializar seu trabalho.

Nesta semana, tem início o Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café, com o objetivo de oferecer uma formação de excelência para profissionais que trabalham no setor. A especialização, que conta com o apoio da Fundação Ernesto Illy, será realizada na sede da illycaffè, em Trieste (Itália), e irá até 22 de abril deste ano.

A primeira edição do Mestrado conta com alunos de diversos países como: Brasil, Índia, Etiópia, Guatemala, Quênia, Uganda, Costa Rica, Colômbia, El Salvador e Itália. Entre os participantes, estão dois brasileiros: Pedro Rodrigues Alves Silveira, agrônomo de Franca (SP) e Pedro Paulo de Faria Ronca, agrônomo de São Paulo (SP), ganhador da bolsa de estudo oferecida pelo projeto.

O Mestrado – que compreende 400 horas/aula, divididas em 20 módulos educacionais e 60 créditos universitários de formação – foi lançado em uma cerimônia na última sexta-feira, com a presença de: Anna Rossi Illy, presidente da Fundação Ernesto Illy, Francesco Peroni, reitor da Universidade de Trieste, Cristiana Compagno, reitora da Universidade de Udine, Guido Martinelli, reitor da International Superior School of Advanced Studies of Trieste, Maria Cristina Pedicchio, presidente da Association of Biomolecular Medicine, Furio Suggi Liverani, presidente do District of Coffee e Roberto Morelli, diretor do Mestrado e da Universidade do Café de Trieste.

O Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café é um mestrado inovador, desenvolvido por um renomado grupo de lideranças da educação, tais como: a Universidade do Café de Trieste, a Universidade de Trieste, a Universidade de Udine, a International Superior School of Advanced Studies of Trieste, a Association of Biomolecular Medicine e o District of Coffee, e conta ainda com o apoio da Universidade de São Paulo e da Coffee Board, da Índia. Este projeto, inspirado nos valores e no conhecimento científico deixados por Ernesto Illy, pretende assumir esta herança cultural, propondo um novo modelo de colaboração entre o mundo corporativo e acadêmico, elevando o desempenho dos cursos universitários.

Com esta iniciativa, a Fundação Ernesto Illy quer oferecer uma formação multidisciplinar profunda para graduados interessados em trabalhar com a cadeia produtiva e, mais especificamente, com o campo agro-alimentar. No Mestrado serão desenvolvidas três áreas disciplinares: economia-administração, biologia-agronomia e tecnologia.

A Fundação Ernesto Illy, que apóia financeiramente a iniciativa, concedeu sete bolsas de estudo para alunos provenientes de países produtores de café, oferecendo uma oportunidade única de especialização em uma dimensão concreta da ética empresarial.

O Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café: Com início em 17 de janeiro, o Mestrado, com duração de quatro meses, compreende 400 horas/aula, divididas em 20 módulos educacionais e 60 créditos universitários de formação. O curso englobará todo o ciclo produtivo do café, desde o seu cultivo até os serviços de alimentação, incluindo ainda a logística e o processo de industrialização. O programa, ministrado em língua inglesa, será lecionado nas dependências da Universidade do Café, em Trieste (Itália), a 16 profissionais graduados. Para o Mestrado, a Fundação Ernesto Illy ofereceu uma bolsa de estudos completa para um aluno brasileiro, incluídos o custo do curso, passagem aérea, traslado, alimentação e alojamento. Ao todo, sete alunos foram agraciados com a bolsa de estudos.

Perfil da illycaffè: Sediada em Trieste, na Itália, a torrefadora italiana illycaffè produz e comercializa um único blend de café espresso sob uma única marca, líder em qualidade. Presente em mais de 140 países, o espresso illy está disponível em mais de 50 mil dos melhores restaurantes e bares ao redor do mundo, onde, diariamente, são vendidas mais de 6 milhões de xícaras. Com o objetivo de disseminar a cultura do café, a illycaffè fundou a Universidade do Café, um centro de excelência, com quatorze unidades, que oferece treinamento prático e teórico sobre todos os aspectos do café para produtores de café, baristas e entusiastas. No Brasil, desde sua criação, em 2000, foram treinadas mais de 7 mil pessoas. Mundialmente conta com aproximadamente 800 colaboradores e um faturamento consolidado de € 280 milhões em 2008. Seu lucro líquido representou € 8 milhões e as exportações responderam por mais de 54% do total das vendas. A illycaffè compra café verde arábica da melhor qualidade diretamente dos cafeicultores, por meio de parcerias que se baseiam na sustentabilidade e reciprocidade. A empresa estimula esta cooperação a longo prazo – com os melhores produtores de café do Brasil, América Central, Índia e África – fornecendo know-how e tecnologia, além de preços acima da média do mercado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira