Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2011 - 08:38

Celular lidera intenção de troca de aparelhos eletrônicos entre os brasileiros

Dos aparelhos eletrônicos que o brasileiro possui e que pretende trocar ainda este ano, o celular é o principal, de acordo com uma pesquisa realizada pela GfK, 4ª maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil e 4º maior grupo mundial do setor.

O estudo realizado em maio de 2010, que ouviu 1.000 pessoas, a partir dos 18 anos, em nove regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém) e três capitais (Brasília, Goiânia e Manaus), aponta que 40% dos entrevistados que possuem aparelho celular pretendem trocar de modelo ainda este ano.

Os jovens dos 18 aos 24 anos se destacam entre os que têm maior pretensão de adquirir um novo modelo (53% pretendem trocar o aparelho este ano).

Para Antonio Perrella, Diretor de Atendimento a Clientes e Novos Negócios da GfK, “os jovens estão em busca de aparelhos com mais diferenciais e funcionalidades, como acesso à internet e uma câmera acoplada com melhor resolução, por exemplo”, explica.

Depois do celular, as câmeras digitais são os aparelhos com maior intenção de troca: 31% pretendem trocar o modelo o mais tardar este ano. Já o Blu-ray é o aparelho com a intenção de troca mais baixa (1 em cada 10 possuidores).

Com relação ao prazo da troca do aparelho, o celular também se destaca, sendo o mais rápido. Entre os que têm a intenção de trocar o celular ainda em 2011, 10% pretendiam fazê-lo ainda no mês da pesquisa, 30% dentro de três meses e 59% somente este ano. Na maioria das outras categorias, a porcentagem dos que pretendem trocar o aparelho somente em 2011 (por volta de 80% ou acima).

Os aparelhos de mp3/mp4/mp5, apesar de apresentarem intenção de troca menor (24%, 1 em cada 4 possuidores), são a segunda troca mais rápida após o celular (26% pretendem substituir o aparelho em até 3 meses após a realização da pesquisa).

Já no caso do Blu-ray, que é um produto novo e ainda tem baixa penetração, além da intenção de a troca ser baixa, ela deve acontecer em médio prazo (este ano).

Perfil da GfK - Criado há mais de 75 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 23 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, Ambev, Grupo Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Kraft, Johnson&Johnson, L`Oreal, Avon, Nívea, Colgate, SCJohnson, Mattel, Whirlpool (Brastemp), Vivo, TIM, Claro, Motorola, Nextel, Grupo Santander, HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco, MAPFRE, Leroy Merlin, Editora Abril, Roche, Boheringer, Nycomed, Wyeth, Novartis, GM, Volkswagen, Nissan. | www.gfkcr.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira