Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2007 - 09:14

Caminhões que transportam contêiner recebem selo de inspeção veicular

Medida aumenta segurança no trânsito e agilidade na movimentação de cargas entre os terminais e o Porto Municipal de Itajaí.

Os primeiros 100 caminhões aprovados na inspeção veicular adotada em Itajaí para o transporte de contêineres recebem nesta sábado um selo de identificação. O emblema certifica que o veículo cumpre as normas vigentes quanto ao funcionamento de 36 itens obrigatórios. Até novembro todos os caminhões que transportam cargas conteinerizadas entre os terminais e o Porto Municipal de Itajaí terão que fazer a inspeção. Sem o selo, os caminhões não poderão transportar contêineres no perímetro urbano da cidade.

A inspeção dos caminhões é fruto de um acordo entre a superintendência do porto, o governo municipal e os próprios caminhoneiros – através dos dois sindicatos da categoria. Entre os itens inspecionados, estão o funcionamento dos pinos de travamento do contêiner na carreta, freios e suspensão dos veículos. A empresa Multilog, por exemplo, dona de uma das maiores frotas na cidade, já inspecionou todos os 50 caminhões que possui.

Para fazer o processo, o caminhoneiro deve pegar uma senha no sindicato a que está ligado. A inspeção só pode ser feita em local credenciado e custa R$ 85,00. O valor foi reduzido com a intervenção da prefeitura. Antes, o mesmo serviço não saia por menos de R$ 500,00. Nos casos em que for encontrado algum problema com os itens obrigatórios o reparo pode ser feito em qualquer oficina capacitada, a escolha do caminhoneiro.

Desde que não ofereça risco à segurança, o veículo que receber alguma ressalva durante a inspeção tem prazo de 60 dias para sanar a irregularidade. No período ele pode fazer o transporte de contêiner, mas perde o direito se não cumprir o prazo. Os caminhões com placas final 0, 9 e 8 tem até o dia 30 para fazer a inspeção. Para as placas final 7, 6 e 5 o prazo vai até o dia 10 de agosto. Quem já possui certificação do Inmetro – ainda em vigência – também recebe a certificação. Para o superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Wilson Francisco Rebelo, a inspeção é um grande avanço para o sistema portuário. “A medida atende as diretrizes do prefeito Volnei Morastoni, que nos exige um crescimento organizado, com respeito pela cidade a nossa volta e valorização dos profissionais envolvidos. Em melhores condições de tráfego, os caminhões diminuem a possibilidade de quebra e o conseqüente atraso na entrega do contêiner. Além disso, oferecemos mais segurança ao trânsito da cidade, diminuindo o risco de acidentes causados por falha mecânica”, disse.

Carreata - A certificação dos 100 primeiros caminhões será realizada neste sábado, dia 14, às 9h, na Estação Aduaneira de Interior (EADI Portobello), no quilômetro 4 da SC-486, rodovia Antônio Heil. Os caminhões certificados fazem uma carreata logo após a solenidade. | www.portoitajai.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira