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14/07/2007 - 09:30

Desafio: a energia que move a DM


A competência, a dedicação e o respeito ético são os principais ingredientes do sucesso da trajetória da empresa que chega aos 40 anos preparada para mais quatro décadas.

A DM Transporte e Logística Internacional completou 40 anos de atividades, dia 10 de julho. Neste tempo de vida milhares de quilômetros foram percorridos, transportando milhares de embalagens de inúmeros clientes. Para isso, muitos tanques de combustível foram consumidos e muitos colaboradores passaram pela empresa. Esses números e muitos outros expressam a grandeza alcançada pela empresa

Com um único caminhão no início das atividades, em 1967, a DM chegou a 250 conjuntos completos em 2007 – sempre com dimensões maiores que os encontrados no mercado -, percorrendo estradas do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. E assim, a DM construiu sua marca: transportando riquezas que contribuem para o desenvolvimento do país.

A dedicação profissional, a constante busca de novos métodos e sistemas, o investimento em treinamento comercial e operacional de suas equipes e a preocupação em atender ao cliente, oferecendo serviços de qualidade, sempre diferenciou a DM no segmento de transporte e logística. “O caminho da profissionalização é o que garantirá bons resultados no futuro”, destaca Ricardo Mincarone, diretor geral da DM.

Ainda segundo Mincarone, um dos grandes motivos dessa comemoração é ver a vitória de um projeto empresarial iniciado do zero, que passou por vários desafios e diferentes gerações na administração, em um ambiente de mercado muito competitivo. Obviamente também, vale comemorar os resultados em termos de geração de empregos e renda, desenvolvimento das pessoas e comunidades a que elas pertencem, não só no Brasil, mas na Argentina, Chile e Uruguai.

DM 40 anos: retomada do crescimento -Para comemorar a data, a empresa anuncia investimentos em frota e em infra-estrutura de filiais.

A DM Transporte e Logística Internacional lançou uma logomarca com selo de 40 anos, programou investimentos em renovação de frota, mudança de base da filial de São Paulo (SP), entre outros, visando um crescimento mais vigoroso. Com essas ações, a empresa espera atingir um faturamento de US$ 37,3 milhões para esse ano, o que representa um acréscimo de 19% com relação ao ano anterior.

“Para chegar a esses números, a DM continuará seu trabalho com uma gestão voltada à disponibilidade de equipamentos de alta performance e compromisso com o atendimento às necessidades dos clientes, pois esses elementos constituem a base para o desenvolvimento sustentado, acompanhado de constante inovação”, destaca Mário Rodrigues, diretor comercial.

Neste cenário, a DM investiu R$ 16 milhões na compra de 40 cavalos Stralis 6x2, da montadora Iveco e mais 60 carretas sider, da Guerra. Parte dos novos veículos começarão a rodar pelas estradas nacionais e internacionais ainda no próximo mês de julho.

Os cavalos possuem suspensão pneumática e tanques de 1200 litros. Já as carretas são do tipo sider rebaixadas, também com suspensão pneumática e capacidade para 28 toneladas e/ou 110 m3 de carga. “Renovar parte da frota da DM está no plano estratégico da empresa e é um dos pilares de Inteligência em Movimento”, destaca o diretor comercial.

Rodrigues explica ainda que a DM optou pela montadora Iveco após análises que comprovaram a melhor relação custo benefício. Além de menores custos com a manutenção e economia de combustível, alguns dos itens avaliados, considerou-se também o custo da aquisição em relação ao mercado concorrente.

Centro de operações - A partir do segundo semestre desse ano, a filial de São Paulo estará de endereço novo. Para comemorar a data e impulsionar ainda mais o crescimento, a DM está consolidando as suas atividades nessa base, integrando a logística das operações de transporte. “A nova base representa a busca de mais qualidade e eficiência nas atividades comerciais e operacionais”, explica Carlos Farias Júnior, gerente comercial da filial São Paulo.

Com instalações maiores e mais modernas, a nova base logística de São Paulo tem cerca de 2 mil metros quadrados e estará localizada em uma região estratégica: próxima ao Rodoanel e às vias Dutra, Bandeirantes e Régis Bittencourt. Outra necessidade estratégica suprida com essa mudança é um pátio para caminhões, o que facilitará o engate e desengate, manutenção e abastecimento no local, além da integração maior entre os colaboradores do escritório e os motoristas da DM.

“Esperamos ter capacidade de crescimento num ritmo constante, o que até hoje não foi possível pela própria conjuntura econômica oscilante do Cone Sul, mas que pode ser alcançada em breve, pois contamos com a consolidação, crescimento e estabilização da economia dos países parceiros, além de maior agilização dos órgãos de fiscalização. E também seguiremos buscando, acima de tudo, a constante profissionalização dos nossos quadros e permanente investimento em tecnologia”, explica Ricardo Mincarone, diretor geral da DM.

Desenvolvimento - O faturamento em Dólares Americanos da empresa cresceu 172% nos anos de 2000, saltando de US$ 11,4 milhões, em 2000, para US$ 31 milhões, em 2006. Para alcançar estes números, a DM direcionou seus esforços para o relacionamento com os clientes ouvindo suas opiniões e sugestões e buscando soluções para estas demandas. Dessa maneira, a empresa desenvolveu serviços como o DM na Linha - um canal exclusivo de relacionamento com o cliente, atendido pelos próprios executivos da DM; a Viagem Rápida DM para agilizar os processos, diminuir o tempo de viagem e, conseqüentemente, reduzir custos da operação para o cliente; a Rota pelo Paso de Pino Hachado, um caminho alternativo para os caminhões durante as nevascas do inverno andino, que muitas vezes fecham o Paso de Los Libertadores (fronteira Argentina-Chile); e o Rastreamento On-line - serviço que existe há 2 anos, mas que este ano ganhou uma nova ferramenta para consulta do histórico de operações do cliente, com informações fundamentais para o seu planejamento logístico, como o relatório de transit time das suas operações.

Ainda para atender melhor ao interesse de seus clientes, a DM abriu sua filial em Uruguaiana, o principal porto seco da América do Sul, para coordenar as operações de transporte e logística internacional que passam por esta fronteira.

Atualmente, o maior volume de carga transportada pela empresa está na linha entre Brasil e Argentina, representando 50% do total, seguida pela linha Brasil-Chile (33%) e a linha Brasil-Uruguai (11%). O restante (6%) equivale a cargas movimentadas em território nacional.

Consolidação - Ajustar-se à baixa do dólar, que teve início em 2003, é um dos principais desafios da DM hoje. “Temos tido êxito até agora e sentimos que esta realidade, apesar de prejudicial ao negócio no curto prazo, faz parte de um caminho que a empresa precisa trilhar, com foco na melhoria da produtividade”, destaca Ricardo Mincarone.

Hoje, depois de milhares de quilômetros rodados, a DM está consolidada no mercado de transporte e logística. Mas, há 40 anos, o cenário era nebuloso, assim como as condições das estradas por onde rodavam os caminhões da empresa – não que isso tenha mudado muito nos dias de hoje -, e o tempo chegou a fechar algumas vezes nessas 4 décadas.

Neste panorama, a DM soube dirigir com perspicácia e acelerar na velocidade correta, principalmente em curvas fechadas e perigosas, momentos que aproveitou para fazer a melhor performance e sair na frente. Foram anos em que a economia mudou muitas vezes e, nem sempre de forma positiva. Um exemplo foi a crise econômica vivida em 1991/1992 com a abertura do Mercosul, que, sem as regulamentações necessárias, trouxe um aumento imediato da concorrência.

Porém, a chegada do Plano Real alavancou os negócios tanto no que diz respeito à compra de novos veículos quanto ao valor e quantidade de fretes do Chile e da Argentina.

Mas, novamente, os bons ventos mudaram a direção e no final de 2001 houve uma nova crise, agora no país vizinho, a Argentina, o que reduziu expressivamente o volume de carga e do faturamento de empresa. Mas o foco foi mantido e, aproveitando o vácuo da concorrência, a DM se recuperou em poucos meses, entrando a seguir em seu período recente de maior crescimento: de 2002 a 2006, com significativo aumento da frota, chegando a 250 conjuntos completos, dos quais 190 são siders.

Responsabilidade social - Há quase três anos, a empresa promove ações sócio-educativas para a valorização da vida nas estradas, por meio do programa DM Vida Urgente na Estrada. Estima-se que as ações já levaram informações sobre condução responsável nas estradas para mais de 20 mil pessoas nos estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Outro número que não faz feio é o de voluntários, que aumenta a cada ação e já passa de cem.

A prática da responsabilidade social é um processo complexo que demanda investimento sem prazo determinado de retorno. “Nesse sentido, o que a DM propõe em termos de boas práticas sociais é a disseminação do conceito de segurança como mudança de atitude”, explica a gerente de Recursos Humanos, Maria do Carmo Stoduto Panosso.

Para a DM, responsabilidade social é um princípio filosófico que deve ser expresso e vivenciado na empresa por meio dos valores que compõem a cultura organizacional. Assim, em 2004 foi criado um projeto institucional de responsabilidade social, o DM na Comunidade Cone Sul. Antes disso, conta Luiz Alberto Mincarone, diretor de Relações Institucionais da DM e atual presidente da Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais (ABTI), o que havia eram ações esporádicas, como o apoio a entidades em ações de assistência social, emprestando caminhões pequenos/camionetes para o transporte de doações e entrega de alimentos.v

Perfil da DM: Fundada e idealizada por Domingos Mincarone, a DM ultrapassou as fronteiras do Brasil, assumindo sua vocação internacional e conquistando uma posição de destaque no sul da América do Sul. Com fortes investimentos no aumento e modernização de sua frota, tecnologia de informação, sistemas de controle e treinamento de colaboradores, a DM é reconhecida pela excelência de seus serviços de transporte e logística Internacional, superando as atuais expectativas de mercado. Com matriz em Eldorado do Sul (RS), e filiais em São Paulo, Buenos Aires, Santiago do Chile, Montevidéu e Uruguaiana, além de representantes em todas as principais fronteiras terrestres com o Brasil, a DM oferece serviços de transporte e logística entre Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Entre seus clientes, estão empresas de grande porte como 3M, BSH, Cecil, Clariant, Good Year, International Engines, Invista, M&G, Monsanto, Natura, Reckitt Benckiser, Rhodia Brasil, Solvay, Unilever, Valeo, Vonpar, entre outras.

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