Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2007 - 09:38

Ministra Dilma Rousseff abastece ônibus da frota do Pan com B5


A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, quebrou o protocolo e abasteceu o primeiro ônibus da frota que vai atender à Família Pan durante os jogos no Rio. Foi na cerimônia que marcou o uso do B5 – biodiesel a 5% – como o combustível oficial dos Jogos Pan-Americanos. O uso da mistura nos ônibus que atendem a Região Metropolitana do Rio colocou o estado na vanguarda da busca por um combustível verde. O pioneirismo do governo foi elogiado pela ministra durante cerimônia realizada em 13 de julho, no Kartódromo da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

- A adoção da mistura de 5% de biodiesel ao diesel tradicional em uma frota de transporte metropolitano é algo, sem sombra de dúvida, de vanguarda, com nítida capacidade de antever as tendências, não só no Brasil, mas também no mundo. A visão de futuro do governo do Estado do Rio de Janeiro, antecipando o uso do B5 em seis anos, foi importantíssima. – afirmou Dilma.

O Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel do governo federal prevê a utilização do B5 a partir de 2013. Mas, graças a uma parceria da Secretaria Estadual de Transportes, da BR Distribuidora, da Fetranspor, da Mercedes-Benz e da Volkswagen, o estado do Rio saiu na frente.

Durante a cerimônia, a ministra também destacou que o Brasil tem a melhor matriz energética do mundo, uma vez que o país, por suas dimensões continentais, foi contemplado com recursos hídricos bastante significativos que garantem sempre uma vantagem comparativa e competitiva em relação a outros países.

Para o secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes, um conjunto de circunstâncias permitiu avançar, sobretudo nas parcerias com as indústrias – a Volkswagen e a Mercedes-Benz – que garantiram o uso dos motores com 5% de biodiesel.

- Isso foi fundamental para que nós pudéssemos avançar com o projeto. Até o fim deste ano, 18.300 ônibus estarão utilizando o diesel B5. Este é o compromisso do governo do estado e dos empresários. Isto significa uma economia média de 2,5 milhões de litros de óleo diesel derivado de petróleo, o que é uma coisa significativa em qualquer país do mundo. O que nós queremos é manter este pacto para que possamos avançar ainda mais, afirmou o secretário.

Julio Lopes disse à ministra Dilma Rousseff que, se o governo federal encontrar uma maneira de apoiar os empresários, dando a eles estímulos para que o programa possa avançar, o Rio de Janeiro se transformará em referência mundial na pesquisa e no uso da bioenergia. Segundo o secretário, este apoio aos empresários poderia vir na forma de desoneração da cadeia de impostos.

Dilma Rousseff disse ainda que a oportunidade para o lançamento do programa não poderia ter sido melhor, uma vez que o Pan atrai a atenção não só do Brasil, mas do mundo.

- Essa cerimônia é muito importante porque significa a maturidade de um processo que deveria estar ainda na infância. O governo do estado e a Fetranspor conseguiram mobilizar a todos e transformar o B5 em um programa vitorioso. O Rio e o Brasil têm mantido e manterão a liderança nessa área de biocombustíveis, afirmou.

A frota de 350 ônibus abastecida hoje vai transportar os 5.662 atletas de 42 delegações que participam do Pan, durante o período de jogos no Rio. Em termos de emissão de poluentes, o uso do biodiesel, somente neste período, representa 74 toneladas de dióxido de carbono (CO 2) a menos lançadas na atmosfera, uma economia de 35 mil litros de óleo diesel.

O secretário Julio Lopes informou que o estado estuda a antecipação de novas metas, como por exemplo, a adoção de índices maiores de mistura de biodiesel ao diesel tradicional, chegando a 30%. Estes avanços, entretanto, segundo o secretário, os estudos ainda são embrionários.

Participaram também da solenidade o ministro das Cidades, Márcio Fortes; o ministro interino das Minas e Energia, Nelson Hubner; o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno; a presidente da BR Distribuidora, Graça Foster; o diretor de Marketing e Comunicação da Fetranspor, Augusto Monteiro, que representou o presidente executivo, Lélis Marcos Teixeira; e o diretor da Agência Nacional de Petróleo, Vitor Martins.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira