Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/01/2011 - 07:52

Pequenas e médias empresas brasileiras são as que mais planejam investimento em comércio internacional, diz HSBC

Pesquisa revela que negócios internacionais prosperam entre empresas de pequeno e médio porte na América Latina.

A confiança no crescimento dos negócios entre as pequenas e médias empresas nos mercados emergentes continua crescendo, enquanto nos mercados desenvolvidos houve redução, é o que revela o Índice de Confiança de Pequenas e Médias Empresas do HSBC. A pesquisa semestral, realizada com mais 6.300 empresários de 21 países, revela ainda que Argentina, Brasil e Panamá estão entre os cinco países que apresentam maior crescimento em relação ao cenário econômico local.

Na América Latina, o Brasil é um dos que tem maior aumento nos planos de investimentos, 50%. Alem disso, é o segundo da região que cresceu no número de contratações, 28%. Com 129 pontos e alta de nove, em relação a julho de 2010, o Brasil está em sétimo lugar dentre os países que mais subiram no índice.

Mais de 30% das pequenas e médias empresas da América Latina planejam ampliar o comércio e as atividades empresariais internacionais, enquanto 44% pretendem expandir as operações internacionais já existentes e 15% das que ainda não fazem comercio internacional esperam iniciar as operações nos próximos dois anos.

Para Marcelo Aleixo, diretor do HSBC Empresas, o empresário brasileiro está cada vez mais confiante no crescimento do País, e começa a buscar oportunidades também no comercio internacional. “Esta pesquisa confirma o que temos observado no dia a dia do pequeno e médio empresário brasileiro, que expande suas fronteiras e fecham negócios com países da Europa, América do Sul e Ásia. O fato de o HSBC estar presente em vários países facilita a conexão desse público com o mundo”, disse.

No segundo semestre de 2010, o indicador global de confiança foi de 114 pontos, e nos países desenvolvidos foi de 105 pontos. A pesquisa foi realizada com pequenas e médias empresas da América Latina, Ásia, África, Oriente Médio, Europa e América do Norte.

Pesquisa - O Índice de Confiança das Pequenas e Médias Empresas (Small Business Confidence Monitor) mede as perspectivas das empresas em relação ao crescimento econômico, planos de investimento de capital e contratação de pessoas. O índice varia de 0 a 200 pontos, o maior nível de confiança. Abaixo de 100, o indicador aponta para a área negativa.

Perfil- O HSBC Bank Brasil é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em 88 países das Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira