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22/01/2011 - 08:28

Turismo e Direitos Humanos em sintonia

Em reunião, ministro Pedro Novais e ministra Maria do Rosário definem ações integradas para o Carnaval.

Brasília, DF - O ministro do Turismo, Pedro Novais, e a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, preparam uma ação integrada de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para o período de carnaval, deste ano, o Ministério do Turismo apoiará as ações propostas pela Secretaria de Direitos Humanos e realizará ações nos destinos turísticos que atraem o maior número de foliões. Pedro Novais afirmou que o ministério manterá o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI). "Vamos colocar nossas equipes em sintonia para desenvolvermos ações integradas", afirmou Maria do Rosário.

Em 2011 - O TSI capacitará jovens de 17 municípios de Goiás, Pernambuco, Espírito Santo e Maranhão neste ano. As ações fazem parte do projeto Inclusão Social com Capacitação Social, criado em 2008. Cinquenta por cento dos adolescentes capacitados estão empregados formalmente.

O programa TSI trabalha a prevenção da exploração sexual e o incentivo às denúncias pelo Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos. Desde a criação do programa, a média diária de denúncias passou de 12, em 2003, para 89 em 2008. Em 2010, a média diária, de janeiro a agosto, foi de 418 atendimentos. Entre 2005 e 2010, o programa já formou 853 multiplicadores nas 27 unidades da federação. São pessoas que integram as comunidades e passam a atuar de forma incisiva pela prevenção da violência sexual.

Parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, de dezembro de 2009 até fevereiro deste ano, já formou mais de 480 profissionais da cadeia turística para atuar na prevenção dos casos de exploração durante a Copa do Mundo de 2014.

Direitos de Crianças e Adolescentes - Lançada no Brasil há pouco mais de um mês pelo MTur, em parceria com o CET/UnB, a campanha Um Gol pelos Direitos de Crianças e Adolescentes está mobilizando empresários e entidades públicas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e também em João Pessoa (PB). As ações seguem até a véspera do carnaval. Redes hoteleiras, como a Accor, já aderiram ao projeto.

Além de várias atividades nas cidades, a campanha foi lançada também nas redes sociais. Orkut, Twitter, Facebook, YouTube e Flickr hoje mobilizam milhões de pessoas e formam opinião sobre os mais diversos temas. A campanha tem perfil em cada uma dessas redes com informações sobre o tema, estimulando a denúncia por meio do Disque 100 e a adoção de um Código de Conduta pelos empresários do setor do turismo. | www.twitter.com/MTurismo

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