Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2007 - 10:00

Apex-Brasil: rodada de negócios com empresas de alimentos nos EUA

Empresas norte-americanas querem comprar produtos típicos da alimentação brasileira em evento que acontece em agosto nos EUA.

A APEX-Brasil está promovendo a participação de empresas que produzem alimentos tipicamente brasileiros - como paçoca, pão-de-queijo, açaí e tapioca, no The Hispanic International and Specialty Foods. O evento, voltado para fornecedores de produtos para as comunidades estrangeiras que moram nos Estados Unidos, acontece em Dallas, Texas, EUA, de 26 a 29 de agosto.

A participação brasileira tem o objetivo de levar empresas fornecedoras de produtos alimentícios, tais como Bauducco, Garoto e Amêndoas do Brasil, que já confirmaram sua participação. A meta é realizar negócios imediatos da ordem de US$ 2,5 milhões e mais US$ 12,5 milhões ao longo dos 12 meses posteriores ao evento.

Empresas tradicionais vão participar, mas há uma demanda específica por produtos típicos, fabricados somente no Brasil, para atender a comunidade brasileira que vive nos EUA. Por isso, a APEX-Brasil está cadastrando empresas que se encaixem neste perfil e tenham capacidade de atender à demanda dos compradores norte-americanos e de outros países.

"Promovemos um evento semelhante em nosso Centro de Distribuição em Miami no ano passado e obtivemos resultados excelentes, com uma importante inserção de empresas brasileiras no mercado norte-americano de alimentos e bebidas", informa Ricardo Santana, da área de Eventos Internacionais da APEX-Brasil. Em março de 2006, 16 empresas brasileiras que participaram de rodadas de negócio com oito das maiores redes de supermercados do mundo, como a Sobey's do Canadá e a Target Stores dos Estados Unidos, fecharam US$ 20 milhões em negócios durante reuniões realizadas no CD da APEX-Brasil, em Miami (EUA).

Este ano, a ação do Brasil neste segmento acontece no evento The Hispanic International and Specialty Foods, que possui um formato diferenciado de negociação. Os empresários brasileiros participarão de reuniões pré-agendadas com os grandes compradores das principais redes de varejo do mundo, principalmente dos Estados Unidos. Durante o pré-evento, compradores e vendedores se conhecem por meio de um sistema informatizado de matchmaking. Havendo o interesse do comprador pelo produto oferecido pelo vendedor, as reuniões são agendadas automaticamente. "Isso significa que boa parte de um processo de negociação será antecipada, deixando para o momento do evento apenas a formalização do pedido", explica Ricardo Santana, "o que agiliza o processo e economiza recursos, otimizando a transação".

Em 2006, as exportações do Brasil para os Estados Unidos foram de aproximadamente US$ 24 bilhões. Os 10 maiores grupos de alimentos e bebidas exportados para aquele país atingiram, juntos, a cifra de aproximadamente US$ 3 bilhões. Dentre eles: café, chá, mate e especiarias; preparações de produtos hortícolas, carnes, peixes ou crustáceos; frutas, cascas de cítricos e melões; açúcares e produtos de confeitaria; bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres.

Compradores - Dentre os compradores já inscritos no The Hispanic International and Specialty Foods estão redes como A.S. Watson (Hong Kong), que opera 18 marcas varejistas com mais de 6.800 lojas e mantém negócios com 52 países; o grupo CVS (EUA), que possui 5.300 lojas em 34 estados norte-americanos; Target Stores (EUA), que possui mais de 1300 lojas em 48 estados; e Dollar Tree Stores (EUA), com 2.550 lojas nos Estados Unidos e uma das varejistas de maior ascensão nas bolsas de valores americanas, listada entre as 100 da Nasdaq. Além disso, há compradores da Bélgica, Reino Unido, França, Costa Rica, Colômbia, República Tcheca, Chile, Tailândia e a rede canadense Sobey's, segundo maior distribuidor de alimentos do Canadá, com mais de 1.300 lojas em 10 províncias daquele país.

Os compradores cadastrados no evento já manifestaram interesse em adquirir produtos como açaí, tapioca, pão-de-queijo, paçoca, goiabinha, requeijão, suco de cajú, farofa, entre outros. A APEX-Brasil está em contato com entidades que possuem associados fabricantes de alguns destes produtos. Empresas interessadas podem participar. Basta entrar em contato com a APEX-Brasil pelo telefone (61) 3426-0202 ou pelo e-mail [email protected]

The Hispanic International and Specialty Foods, acontece de 26 a 29 de agosto de 2007, no Hotel Doral Tesoro Hotel & Golf Club em Fort Worth, Dallas, Texas, EUA. | Por: AE

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira