Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2007 - 10:06

Competição SAE BRASIL AeroDesign tem 72 equipes inscritas


Do total, 64 concorrerão na Classe Regular e 8 na Classe Aberta, sendo cinco equipes estrangeiras - 3 do México e 2 da Venezuela.

São Paulo - A IX Competição SAE BRASIL AeroDesign será realizada de 4 a 7 de outubro e reunirá 72 equipes no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, São Paulo. Das 72 equipes inscritas, 64 concorrerão na Classe Regular e 8 na Classe Aberta. Cinco equipes estrangeiras - 3 do México e 2 da Venezuela - estão inscritas na importante competição. Uma novidade este ano será a participação de uma equipe do Amazonas, formada por estudantes da Universidade Paulista (UNIP), 'campus' Manaus.

Entre as 67 equipes brasileiras inscritas, 20 são do Interior paulista, 9 da Grande São Paulo, 8 do Rio de Janeiro, 7 de Minas Gerais e 5 do Rio Grande do Sul. O Paraná tem 4 equipes, enquanto Santa Catarina e Rio Grande do Norte têm 3 equipes cada. O Distrito Federal possui 2 equipes inscritas. Já os estados do Amazonas, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco contam com 1 equipe cada. Segue anexa lista com todas as equipes.

Em São José dos Campos, os aviões rádiocontrolados, projetados e construídos pelos estudantes de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, serão submetidos a avaliações quanto à concepção e desempenho, aplicadas por engenheiros da indústria aeronáutica. As avaliações e a classificação das equipes são feitas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, conforme regulamento no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br

As duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta que obtiverem melhor pontuação durante a competição ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2008, nos Estados Unidos, onde os estudantes brasileiros são muito conhecidos pelo talento na modalidade. O Brasil é bicampeão na Classe Aberta e tricampeão na Classe Regular na competição internacional.

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, realizado pela SAE BRASIL, através de Seção São José dos Campos. O principal objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais do segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign expõe o potencial dos futuros engenheiros aeronáuticos brasileiros, que já conquistaram diversos títulos na competição internacional, realizada nos Estados Unidos. "Neste ano, mostramos de novo para o mundo a capacidade de nossos futuros engenheiros para desenvolver projetos inovadores no setor aeronáutico", afirma Fistarol, ao se referir à equipe EESC-USP OPEN, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, que se sagrou campeã da Classe Aberta na SAE Aerodesign East Competition, em maio.

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrirem as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 4 mil associados e 11 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos Estados Unidos, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Thomas Edison e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira