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26/01/2011 - 08:52

Polo de Moda de São Cristóvão faz balanço da participação do 17º Rio-À-Porter


A cada edição o Polo de Moda Carioca de São Cristóvão apresenta pelo menos uma marca nova ao mercado, resultado de um crescimento exponencial que o Polo vem tendo desde o seu início, em 2008, quando começou com apenas 15 empresas: hoje já são 65. A estreante da vez no 17º Rio-À-Porter é a Tricot Store, que registrou a maior venda do estande: R$ 40 mil, nos quatro dias de evento, sem contar os contatos e os pré-pedidos feitos, que giram em torno de R$ 10 mil. Foram recebidos compradores de Brasília, Florianópolis, Curitiba, Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e interior de alguns estados da federação.

“Eu esperava mais mostrar a marca, sentir o preço como estava, o retorno da nossa coleção. Para nossa surpresa tivemos um retorno positivo não só de gosto, como também de compra. Nós vendemos mais do que a gente esperava também. Conseguimos ter um preço competitivo a partir do momento em que o cliente conhece o nosso produto, que é diferenciado. Por isso, ter participado do evento foi extremamente importante”, explica Leonardo Cohen, sócio da empresa.

Já para a Indistripe, fábrica de jeans bastante conhecida do mercado, o importante nos eventos de moda é expor a sua marca, pois a empresa foca nas vendas de pronta-entrega, que têm uma resposta imediata, e que supri a demanda dos micro e pequenos lojistas. Por isso, após a participação nas edições do Rio-À-Porter as vendas costumam aumentar em torno de 15%. “Os resultados, após o Rio-À-Porter são mais significativos em nossas vendas de pronta-entrega, pois já atendemos todas essas grandes marcas, como Folic, Checklist e Dress to”.

O mesmo acontece com a Motta Carvalho, que produz broches, aviamentos, chaveiros, etiquetas, placas para bolsas e sapatos, tudo em metal. A empresa tem clientes como Maria Bonita Extra e Animale. Outra participante do Polo é a Modelando Ideias, que também produz aviamentos, mas com massinhas plásticas. Tudo muito colorido, feito artesanalmente, mas com grande rapidez. Os empresários ficaram tão animados com a última edição do Rio-À-Porter, que resolveram lançar sua própria coleção de roupas – venderam R$ 12 mil em produtos e fizeram dezenas de contatos. Segundo Leonardo Pithon, um dos sócios da Modelando, as vendas só aumentaram após o evento e eles com  certeza vão continuar participando.

Já as marcas masculina Forester e feminina Izola, também aprovaram a participação no Rio-À-Porter. Juntas venderam quase mil peças, registrando uma venda de R$ 35 mil reais. Pouco, mas que promete aumentar após o evento. “Trouxemos uma boa parte da nova coleção, mas não tudo. Ainda teremos algumas surpresas. E os nossos clientes preferiram esperar um pouco mais para fechar os pedidos. Alguns até conquistados na edição passada”, comemora Eduardo Graça, da Forester.

Em 2008, da parceria que envolveu Universidade Veiga de Almeida, Sebrae/RJ, Prefeitura e Governo do Rio de Janeiro, nasceu o primeiro polo metropolitano do Estado: o Moda Carioca de São Cristóvão. Coordenado pela universidade e pelas demais instituições, o Polo tinha como objetivo reunir empresários que atuassem em diferentes etapas da cadeia produtiva ? incluindo grandes e consolidadas grifes, micro empresas e até empreendedores informais ?, para fortalecer o mercado de moda do Estado do Rio.

Pouco mais de dois anos depois, já há muito o que se comemorar. É que o grupo conta com 65 empresas participantes e ainda há espaço para crescer: pesquisas apontam que pode passar de 200 o número de firmas na região voltadas para o mercado da moda. Juntas, essas empresas são responsáveis por uma fatia significativa do faturamento do município e do Estado, empregam diretamente mais de três mil pessoas, e são atendidas por cerca de 750 fornecedores e prestadores de serviços terceirizados.

Os benefícios não são traduzidos apenas em números. Com o apoio dos parceiros, os empresários têm desenvolvido ações estratégicas para seus negócios, baseadas em quatro eixos: Design e Produção; Marketing e Acesso ao Mercado; Infraestrutura e Financiamento; e Crédito.

A preocupação com inovação, e o moderno modelo de gestão, ajudam a fazer do Moda Carioca um Polo diferenciado, atraindo não só os empresários da região, como também novas empresas para a região. Bons resultados, fruto da visão inovadora de empresas da iniciativa privada e de importantes investimentos dos governos municipal e estadual.

.[Secretaria do APL Moda Carioca (Núcleo de Empreendedorismo UVA) |  Telefones.: (21) 2574-8912 / (21) 8246-4199 | www.aplmodacarioca.com.br].

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