Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/01/2011 - 09:03

Equipe Petrobras Lubrax conta com tecnologia de satélite móvel da Inmarsat


Pilotos e equipes de apoio se comunicaram no Rally Dakar por meio de banda larga móvel e telefone via satélite.

O Rally Dakar 2011 é conhecido como a maior e mais difícil prova off road do planeta. Apenas nesta última edição, realizada entre 01 e 16 de janeiro, foram 51 nacionalidades distintas. Dentre eles, encontraram-se os integrantes brasileiros da Equipe Petrobras Lubrax, que tem o apoio da CCR NovaDutra. A Escuderia competiu simultaneamente nas categorias Moto, Carro e Caminhão (nesta última, contaram ainda com o auxílio do tcheco Mira Martinec).

Para garantir a comunicação de uma equipe de grande porte como a Petrobras Lubrax em 16 dias de rali, os pilotos contaram com o apoio da Inmarsat, líder global em comunicação via satélite que forneceu dispositivos móveis por satélite IsatPhone Pro e BGAN Thrane & Thrane Explorer 500.

Com este equipamento, os integrantes da equipe conseguiram, ao final do dia, enviar seus depoimentos, fotos e vídeos de bastidores diretamente do acampamento do rali, de locais remotos e, muitas vezes, inóspitos.

“Interessante notar que os aparelhos funcionaram perfeitamente em qualquer local que precisamos dele, o que é extremamente importante já que toda noite o rali se deslocava para um local diferente”, explica o experiente piloto André Azevedo, que fez sua 24ª participação no Rally Dakar.

A comunicação é peça fundamental neste tipo de prova. “A logística do rali é bem complexa por conta de nossos deslocamentos diários. Esta parceria acertou em cheio nossas necessidades, pois permitiu que tivéssemos meios para conversar com qualquer pessoa, em especial a imprensa, sobre nossos resultados. Todo o nosso contato foi realizado com os serviços via satélite da Inmarsat”, acrescenta Jean Azevedo, piloto de moto da Equipe Petrobras Lubrax.

O Rally Dakar 2011 teve no total cerca de 9.500 quilômetros, sendo 5.000 de trechos contra o relógio. Além da Argentina, os competidores também passaram pelo Chile até seu término, em 16 de janeiro, retornando à Buenos Aires. A Equipe Petrobras Lubrax conquistou excelentes resultados para o Brasil, como a 7ª posição de Jean Azevedo entre as motos e a vitória na Super Produção, além do 14º lugar nos carros com a dupla Marlon Koerich/Emerson Bina Cavassin e a vitória na categoria Rookie Challenge.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, CCR NovaDutra, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, Renov, BorgWarner, Mahle, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Fazenda Real, Eye to Eye, SCHIO, Pro Tork, Inmarsat e Artfix.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira