Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2007 - 10:12

Fidelidade no mercado de bens de consumo

Esqueça as amostras grátis. Desista dos altos cachês pagos às celebridades. Isso tudo é passado. O que há de mais avançado no marketing para bens de consumo é o marketing de relacionamento.

Espere! Não deixe de ler este artigo pensando que é apenas mais uma opinião sobre conceitos básicos. Me dê uma chance para explicar. O marketing de relacionamento é a estratégia mais promissora que surgiu para os bens de consumo desde os anúncios no horário nobre e os cupons de desconto.

As empresas que trabalham com esse tipo de produto sempre estiveram envolvidas em algum tipo de marketing de relacionamento. “Você me fornece informações pessoais e eu lhe ofereço acesso a alguma coisa”. O que mudou é justamente o que a empresa oferece nessa troca, e esta é a grande novidade.

O que as empresas de bens de consumo estão oferecendo atualmente para os clientes em retorno à informação que capturam é algo mais interessante e tangível. Em vez de receber cupons de descontos, concursos ou dicas sobre o produto, podemos votar na próxima cor do M&Ms ou no próximo sabor do Doritos. Em outras palavras, o marketing de relacionamento inclui experiências únicas e produtos exclusivos que se adequam ao estilo de vida do cliente. A fidelidade associada ao engajamento irá revolucionar a indústria de bens de consumo.

O valor da troca mudou. É claro que os programas baseados no código do produto continuam importantes. O processo de “consumir um produto, digitar um código especial no site e ganhar pontos” é eficaz em muitos aspectos. Mas, acredito que o caos que domina o marketing atualmente tem sido responsável pelo gasto de milhões de dólares em anúncios de TV e outros canais sem que as empresas saibam se estão mais próximas dos seus clientes do que quando começaram a campanha. Para evitar esse caos, existem quatro objetivos que os fabricantes de bens de consumo precisam atingir se quiserem trabalhar com uma estratégia de marketing de relacionamento sustentável.

Após esta introdução, sugerimos que você pense sobre o relacionamento com os clientes na indústria de bens de consumo e tente encontrar exemplos de iniciativas bem sucedidas, levando em conta o engajamento dos clientes com a marca e o aumento da fidelidade. Continuaremos a tratar sobre o tema na próxima edição e apresentaremos as quatro metas citadas. Não perca!

Perfil do Peppers & Rogers Group – empresa de consultoria pioneira e referência no desenvolvimento e implantação de estratégias de negócios baseadas no relacionamento com o cliente sob a ótica de sua exclusiva metodologia do Marketing 1to1®.

Fundado em 1993 por Don Peppers e Martha Rogers, o Peppers & Rogers Group desenvolve e implanta projetos que permitem otimizar os investimentos na ampliação e manutenção da base de clientes e, por meio de ações específicas com base no conhecimento existente sobre cada cliente, visa ampliar o retorno sobre este investimento.

Sediado em Norwalk, Connecticut, Estados Unidos, tem presença nos cinco continentes e compõe desde 2003, o braço estratégico do Carlson Marketing Group. Entre seus clientes estão empresas como Bayer Corporation, Ford Motor Company, Hewlett Packard, Jaguar, Roche, Visa International, Verizon, entre outros. O escritório brasileiro atende a América Latina, Portugal e Espanha e são clientes, na região, a Amil, Cia. Vale do Rio Doce, CPqD, Citroën, Eli Lilly, Hewlett Packard, Jaguar Motors, Merial, Microsoft, Nova América, Novartis, Petrobras, Portugal Telecom, Scania, Syngenta, Verizon, VIVO, Volkswagen do Brasil, entre outros.

. Por: Andy Wright, vice-presidente de vendas e serviços de marketing, Carlson Marketing Worldwide | Extraído do 1to1 Weekly -Uma publicação do Peppers & Rogers Group - www.1to1.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira