Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/01/2011 - 09:14

Presidente da CNA defende atualização do modelo de política agrícola

Em reunião com ministro da Agricultura,senadora Kátia Abreu avalia que fortalecimento do setor depende de política moderna.

Brasília – A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, defendeu a atualização da política agrícola brasileira como forma de viabilizar a atividade agropecuária, especialmente aquela que é desenvolvida pela classe média rural. O assunto foi tratado em reunião com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, hoje, na sede da CNA, em Brasília.

A senadora lembrou ao ministro que o fortalecimento do setor agrícola depende de uma política moderna que reúna mecanismos públicos de subvenção e instrumentos privados de mercado, como os contratos futuros e de opções. “Nós queremos profissionalizar o produtor rural e, para isso, precisamos atualizar a política agrícola brasileira”, afirmou.

Para ela, o atual modelo de política agrícola não atende às demandas do setor agropecuário. As consequências negativas do modelo em vigor são a diminuição no número de agricultores responsáveis pela maior parte da produção nacional e o aumento da parcela de agricultores que está perdendo renda.

Diante dessa situação, a senadora pediu ao ministro Wagner Rossi que a atualização da política agrícola seja tratada como “questão de Estado” pelo governo da presidente Dilma Rousseff. O ministro concordou com a necessidade de atualização do modelo de política agrícola e lembrou que a determinação da Presidente da República é que o governo dê respostas rápidas e eficientes às demandas do setor produtivo.

No encontro, a presidente da CNA também defendeu a revisão das legislações trabalhista, ambiental e sanitária. “Nós precisamos solucionar a legislação nessas três áreas para que seja possível lançar um selo de alimento saudável, para que todos os consumidores tenham confiança quando estiverem comprando alimento brasileiro”, afirmou.

Na CNA, o ministro recebeu informações sobre o andamento do Projeto Biomas, desenvolvido em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) com o propósito de estimular a produção sustentável de alimentos a partir da identificação dos potenciais de uso da terra em cada um dos biomas brasileiros. Além de assessores do ministro, participaram da reunião os vice-presidentes da CNA, Ademar da Silva Júnior, Fábio de Salles Meirelles Filho, Júlio da Silva Rocha Júnior, José Ramos Torres de Melo Filho, Homero Pereira e Carlos Sperotto. | www.canaldoprodutor.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira