Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/01/2011 - 09:05

Preocupações com a dengue

Cuidados e prevenções vão desde a eliminação de água parada até o uso de repelente.

O verão traz com ele muitas chuvas e com isso o acúmulo de água parada. Cenário ideal para o mosquito transmissor da dengue, que gosta muito de calor e umidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil foram notificados 936.260 casos de dengue, dos quais 14.342 foram classificados como graves, com 592 mortes. E esses números representam as estatísticas do ano apenas até o dia 16 de outubro de 2010.

Este resultado parcial aponta 15 municípios com risco de surto e 123 em situação de alerta. Isso mostra a gravidade da dengue e a necessidade do envolvimento de todos no combate ao Aedes aegypti. Uma preocupação e cuidado necessários para evitar que novos surtos apareçam.

A geógrafa Fernanda Volpon Neves sentiu na pele as consequências da infecção. Em 2005, ela contraiu a doença e acabou enfrentando uma dengue hemorrágica. Ela conta que na época viajou para Campinas, Maringá e Araçatuba e por isso não sabe exatamente em qual cidade foi infectada. “No primeiro dia, acordei com uma febre de 40º e de repente cai de cama, fiquei muito mal mesmo, mal conseguia me mexer, nem comer ou mesmo tomar água”.

Fernanda afirma que o corpo apresentou manchas vermelhas e só depois de vários dias conseguiram detectar que ela estava realmente com dengue através da sorologia. A médica Patrícia Bisestre Peres explica que essa demora acontece, pois o teste sorológico só pode ser feito depois de 5 a 6 dias de sintomas, que é o período em que o organismo começa a produzir anticorpos.

Os principais sintomas da doença são dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náusea, vômito e principalmente, dor no corpo e nas articulações. A identificação também pode ser dificultada por alguns destes sintomas serem inespecíficos e se assemelharem aos da gripe. “Por isso, em caso de suspeita, o importante é procurar atendimento médico, fazer uma boa hidratação e evitar o uso de AAS (ácido acetil salicílico)”, explica a Dra. Patrícia.

Como se prevenir? O departamento de Epidemiologia, da Faculdade de Saúde Pública da USP, sugere algumas dicas para evitar a proliferação do mosquito causador da dengue. Entre elas estão: lavar bem os pratos de plantas com bucha para eliminar completamente os ovos ou então trocar a água por areia; limpar calhas e lajes; guardar garrafas vazias de cabeça para baixo; evitar lixo e entulho acumulado, entre outras.

Além dessas ações necessárias para o bem de toda a comunidade, também é possível se prevenir com o uso de repelentes. Atualmente, as empresas de cosméticos também investem para livrar os consumidores dos indesejáveis mosquitos e borrachudos.

Marília Peixoto, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Sther Cosméticos explica que o repelente funciona inclusive contra o mosquito da dengue, pois possui na fórmula o componente químico DEET (dietiltoluamida), que tem se mostrado seguro e eficiente, de acordo com pesquisas dermatológicas realizadas, tendo registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Como os repelentes são fabricados com essa matéria prima, eles ficam com um cheiro que irrita somente os mosquitos, assim eles não se aproximam”. O repelente Lorys Kids se destaca pelo agradável e suave perfume, diferente da maioria dos repelentes encontrados no mercado, esclarece.

Os repelentes têm sido usados por muitas pessoas que nunca contraíram a dengue, mas estão conscientes de que podem ter uma proteção extra. Já para aquelas que já sofreram com a doença, o cuidado é redobrado, pois uma segunda infecção por outro sorotipo pode causar uma nova dengue com mais complicações. Por saber desta questão, Fernanda fica preocupada e para evitar o problema, depois que teve dengue, colocou tela em todas as janelas da casa. “Apesar do nosso quintal estar sempre muito cuidado, sem água acumulada nos vasinhos”, explica. “E além disso, procuro sempre passar o repelente na pele, porque a gente nunca sabe como está o quintal do vizinho.”

Produto - O repelente Lorys Kids da Sther Cosméticos se destaca pela fórmula com Aloe e Vera, um hidratante natural. Além disso, possui fácil aplicação, secagem rápida e é não oleoso. O produto é testado dermatologicamente e é indicado para crianças a partir dos 2 anos. Marília Peixoto, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, explica que apesar do produto ser direcionado para o público infantil, os adultos também podem utilizar, com a mesma eficiência. Com cheirinho suave, ele afasta a aproximação dos insetos, inclusive do mosquito transmissor da dengue.

Patrícia Miranda testou o produto no sobrinho, Yuri Oliveira, e recomenda: “o perfume é muito agradável e não fica grudento”. Ela conta que ele tem muita alergia a picadas de mosquito, mas que antes não deixava passar outros produtos, pois não gostava do cheiro. | SAC: 0800 13 22 77.

Perfil- O nome Sther surge da abreviação de Santa Thereza, empresa que foi fundada em 1975. O idealizador e atual presidente, João Vitor Ricardi decidiu fazer uma homenagem à tão querida avó, para demonstrar o carinho que toda a família sentia por ela. A empresa começou com destaque na área de embalagens plásticas, e adquiriu um grande know-how na área de design. Logo depois, os donos resolveram investir também nos produtos de cosméticos, utilizando as embalagens que já eram produzidas. Atualmente, a fábrica está localizada no Distrito Industrial da cidade de Jundiaí, local considerado como um grande centro logístico que apresenta facilidade para a comercialização e distribuição, a cerca de 60 km de São Paulo. A Sther Cosméticos se orgulha por estar presente nas grandes perfumarias, redes de supermercados, atacados e distribuidores de todo o Brasil , em 47 países e em todos os continentes. Uma marca inovadora na área de design, matérias primas e perfumaria, preocupada com a beleza, a auto-estima e o bem estar. Conheça o site (www.sther.com.br) e blog da empresa [www.sthercosmeticos.blogspot.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira