Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/01/2011 - 07:50

OCB/AL promove capacitação para catadores do antigo lixão

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) vai reunir no próximo dia 04 de fevereiro (sexta-feira), os 126 catadores de lixo que trabalhavam no antigo lixão, no bairro Jacarecica, para dar orientações sobre a doutrina do cooperativismo. A decisão aconteceu depois de uma reunião entre a OCB/AL, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e representantes do Instituto de Desenvolvimento Social (Ieds), empresa contratada para acompanhar o grupo.

Conforme o planejamento elaborado pelo município de Maceió o Ieds vai trabalhar com o grupo relações interpessoais, higiene pessoal, segurança do trabalho, cursos de qualificação e cooperativismo. As atividades iniciaram há cerca de um mês e o grupo está entusiasmado com possibilidade de ingressar em uma cooperativa.

De acordo com a gerente de capacitação do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/AL), Marivá Pereira, a proposta da OCB/AL é fazer com que os interessados ingressem na Cooperativa de Recicladores de Maceió (Cooprel). “Na última reunião a Slum e a superintendente do Sescoop/AL, Márcia Túlia, chegaram a um consenso que não havia a necessidade de criar outra cooperativa já que novos cooperados representam desenvolvimento para unidade”, ressaltou Marivá.

Para atender os trabalhadores, a Slum já doou dois galpões, um localizado no Benedito Bentes e outro no bairro da Santa Lúcia, que serão equipados com prensa e outras máquinas tornando possível o funcionamento do grupo de trabalho. A estruturação do galpão, localizado no Benedito Bentes já está em fase de conclusão, por isso, os trabalhos que irão esclarecer sobre como funciona uma cooperativa vão começar o quanto antes.

A representante da Ieds em Alagoas, Raquel Esteves, informou que a ideia de fazer parte de uma cooperativa está entusiasmando o grupo. “O que falta nesse momento é um pouco de esclarecimento. Eles querem saber como funciona uma cooperativa, seus deveres e responsabilidades. Nosso papel é com auxilio da OCB/AL organizar o grupo e torná-los independentes”, analisou a representante da Ieds.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira