Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/01/2011 - 08:03

Nutecmar busca tecnologia na Rússia para aprimorar ensino


Novo micro submarino será usado para treinamento da terceira turma de pilotos de ROV.

O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (Nutecmar) conta com um novo equipamento. Trazido da Rússia o novo ROV (Remotely Operated Vehicle – sigla em inglês para veículo subaquático operado remotamente) será usado no treinamento da terceira turma de pilotos de micro submarinos, que inicia a parte prática do curso nesta sexta-feira (28). O aparato foi obtido através de parceira com Instituto Shirshov de Oceanologia, na Academia Russa de Ciências.

O novo micro ROV é um Super Gnom V2 operado por controle remoto sem fio. Pode atingir até 150 metros de profundidade. Portátil, pesa 4 quilos, mede 19 cm de altura, 40 cm de comprimento e 21 cm de largura. Mais potente, possui quatro propulsores que dão mais velocidade ao robô. Outro diferencial é o manipulador, que realiza movimentos como de uma mão com garra e pode realizar pequenas tarefas como transportar objetos do fundo do mar até a superfície.

Segundo o sócio-diretor do Nutecmar e instrutor de ROV, formado pela fábrica dos ROVs Gnom, no Instituto Shirshov, Eduardo Meurer, o novo equipamento auxiliará na formação dos alunos por possuir um manipulador, assessório comum em ROVs maiores, largamente utilizados no mercado offshore. “Quem aprende a pilotar em um micro ROV adquire facilidade para operar os robôs maiores, usados em plataformas de petróleo, porém o contrário não acontece, pois os micro submarinos são mais instáveis e difíceis de operar. Agora que temos este equipamento com o manipulador, podemos oferecer o treinamento prático completo e formar pilotos de ROV preparados para qualquer desafio em ambientes de médias profundidades ou de espaços restritos para manobras”, destaca.

Curso – A terceira turma de pilotos de micro submarinos do Nutecmar iniciou as aulas na última terça-feira (25) com a primeira fase da capacitação: Introdução ao ROV. O curso oferece bagagem teórica sólida e rica em conceitos sobre equipamentos, funções, acessórios e manutenção básica. Traz ainda uma visão geral de mercado relativo às aplicações desta tecnologia e conta com experiências iniciais de pilotagem em simulador e em equipamento real no tanque.

Na segunda fase, Piloto de Micro ROV, que começa no dia 28 de janeiro(sexta-feira) e segue até segunda-feira (31/01), das 9 às 18 horas, os alunos aprendem a pilotar o micro submarino em simuladores e em diferentes ambientes, como piscinas e tanques, realizando missões e tarefas que aumentam sua destreza no manejo do equipamento real. Nesta etapa, eles contam com dificuldades progressivas, como diminuição da visibilidade e aumento da intensidade da corrente marítima.

Micro ROVs – São micro submarinos não-tripulados de observação à distância do fundo do mar, equipados com câmeras de vídeo e sensores. Eles são operados por controle remoto e conectados à superfície através de um cabo umbilical. Em terra firme ou dentro de uma embarcação, o piloto vê por onde o robô submarino passa, através das imagens geradas pelo ROV, que são transmitidas em tempo real em um monitor de TV.

Os micro submarinos são importantes por serem pequenos e proporcionarem movimentos perfeitos ao navegarem pelo fundo do mar, podendo chegar aonde os mergulhadores não alcançam, locais em que o espaço é restrito, como tubulações e partes de navios naufragados. Por isso, auxiliam no trabalho destes profissionais, principalmente em casos que ofereçam riscos.

Os pilotos de micro ROVs podem ser inseridos no promissor mercado de petróleo e gás, com a exploração de recursos em águas profundas e ainda na área portuária, em inspeções de cascos de navios e do cais. O profissional também pode atuar em operações de segurança, inspeção de obras de engenharia sob a água e missões de resgate subaquático.

Nutecmar – O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (Nutecmar) é formado por uma equipe multidisciplinar e especializada com vocação educacional e tecnológica. Seus principais objetivos são a capacitação de mão-de-obra qualificada e a busca por soluções tecnológicas que contribuam com a melhoria das condições ambientais e que confiram maior facilidade e segurança à realização de tarefas em ambientes marinhos ou em outros corpos hídricos.

.[O Nutecmar fica na Avenida dos Bancários, 76, cj. 14, na Ponta da Praia, em Santos (SP). Informações pelo telefone (13) 3345-6766, através do site www.nutecmar.com.br, por e-mail [email protected], ou no Twitter: @nutecmar].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira