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28/01/2011 - 09:03

Pesquisa aponta que 57% das empresas brasileiras planejam aumentar equipes em 2011

Janaína Nascimento, Diretora Geral da Regus no Brasil, analisa o cenário comercial do país.

No atual contexto de globalização, as empresas têm de trabalhar de forma mais eficiente para diminuir os desperdícios. Simultaneamente, devem estar preparadas para crescer, independentemente de onde e quando surgir a oportunidade.

As empresas brasileiras compreendem isso e já deram mostras de que estão preparadas para crescer e evoluir na sua forma de trabalhar.

Os recursos humanos são um elemento fundamental nesta preparação. As empresas consideram especificamente um sistema de remuneração com base no desempenho. Um estudo encomendado pela Regus concluiu que a introdução do sistema de remuneração com base no desempenho é a principal resolução de Ano Novo das empresas brasileiras. Esta medida faz parte da lista de tarefas para 2011 de 37% das empresas brasileiras, um valor próximo à média global de 36%.

O que significa que, à medida que a economia se aquece no Brasil e no resto do mundo, os trabalhadores com desempenho mais elevado esperam ver os seus rendimentos e recompensas aumentar graças aos resultados obtidos. As recompensas serão atribuídas com base nos resultados - más notícias para os trabalhadores com baixo desempenho.

Apesar de ser mais comum em equipes de vendas, o sistema de remuneração com base no desempenho também pode ser vantajoso em outras funções. Se os empregadores conseguirem estabelecer um sistema de medição do desempenho global e/ou individual adequado, este tipo de remuneração podem ser aplicado às áreas de produção, atendimento ao cliente e administração. De uma forma geral, os trabalhadores aceitam bem os sistemas de medição e recompensa do desempenho, desde que os sistemas em questão sejam justos.

As empresas, tanto no Brasil como no exterior, planejam ampliar as suas equipes em 2011. O estudo da Regus1 concluiu que 57% das empresas brasileiras planejam aumentar as suas equipes em 2011, superior à média global de 45%.

Tal como a introdução do sistema de remuneração com base no desempenho, o propósito de ampliar equipas demonstra a importância do capital humano num período de crescimento e recuperação. Principalmente nas pequenas e médias empresas, um novo colaborador pode transformar as receitas e a rentabilidade da empresa com o seu dinamismo - seja através da reorganização das vendas e do marketing, do estabelecimento de novos vínculos comerciais, da apresentação de ideias ou da melhoria de processos.

É claro que estes colaboradores são os mais procurados e as empresas têm de se esforçar para os atrair e não os deixar sair. A remuneração com base no desempenho é uma forma de o conseguir. Outra alternativa é a concessão de benefícios, como a possibilidade de trabalhar mais perto de casa ou com um horário flexível.

No Brasil, 54% das empresas pretendem ampliar as instalações e apenas 28% devem reduzir as despesas1. Na pesquisa global, somente 31% das empresas planeja aumentar o seu espaço de trabalho, o que faz das empresas brasileiras mais ambiciosas nesse aspecto. 45% das empresas mundiais planejam reduzir as despesas.

As duas resoluções parecem contraditórias, mas não têm necessariamente de o ser. Numa abordagem das infraestruturas e dos imóveis orientada para o futuro, é possível cumprir ambas.

O fundamental é a flexibilidade. As instalações mais indicadas no primeiro trimestre de 2011 podem já não o ser nos meses e anos seguintes. Assumir um compromisso com um aluguer a termo fixo em 2011 pode limitar a agilidade comercial de uma empresa no futuro. Além disso, pode sobrecarregá-la com um dispendioso espaço desnecessário.

Daí a necessidade de uma abordagem mais flexível em termos de instalações. Se optarem por um espaço de trabalho pago apenas pelo período de utilização e de onde podem sair quando deixar de ser necessário, as empresas podem começar a abranger mais regiões e a gerir as suas despesas de forma mais eficiente.

Sistema de remuneração com base no desempenho, novas instalações, diminuição das despesas - as empresas portuguesas já se aperceberam de que não há espaço para o status quo em 2011 e estão acompanhando o resto do mundo nas mudanças.

Perfil-O Grupo Regus é líder global no fornecimento de soluções inovadoras de espaço de trabalho, com produtos e serviços que vão desde escritórios totalmente equipados a salas de reuniões profissionais, salas de negócios e maior rede de estúdios de comunicação por vídeo do mundo. A Regus oferece uma nova forma de trabalhar, seja em casa, na estrada ou a partir de um escritório. Clientes como o Google, a GlaxoSmithKline e a Nokia formam milhares de pequenas e médias empresas em crescimento que se beneficiam da terceirização das necessidades de escritório e lugar de trabalho para a Regus, permitindo que se concentrem em seus negócios principais.

Mais de 500 mil clientes por dia se beneficiam das instalações da Regus espalhadas em um espaço global de 1000 localizações em 450 cidades e 80 países, o que permite a independentes e empresas trabalhar onde, como e quando desejarem. |www.regus.com.br.

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