Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2007 - 08:15

Programa de capacitação de pessoas com necessidades especiais, da GS1 Brasil, é vencedor do 6º Marketing Best Responsabilidade Social

Treinamento prepara portadores de deficiência mental leve e limítrofe para o mercado de trabalho em redes varejistas. Uma vez capacitados, a associação ajuda a inserir os novos profissionais no mercado. Premiação acontece em 05 de setembro, às 19 horas, no auditório da Fecomércio, em São Paulo.

Desde 2001, o Centro de Competência “De Mãos Dadas”, da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação –, desenvolve o Programa de Capacitação de Pessoas com Necessidades Especiais – deficiência mental leve e limítrofe. De acordo com o censo do IBGE do ano 2000, 24,5 milhões de brasileiros são portadores de algum tipo de deficiência, o que corresponde a aproximadamente 15% da população brasileira. Parte dessas pessoas compõe-se de deficientes mentais internados em instituições, ou mesmo em suas casas, sem perspectivas de inclusão social.

A independência econômica, a participação social e o resgate da cidadania do deficiente fundamentam o programa. São oferecidas duas áreas de formação: “Práticas Administrativas” e “Práticas de Varejo”, com duração de três meses. A grande maioria dos alunos que participam do programa pertence a famílias de baixa renda.

Para possibilitar o ingresso desses profissionais ao mercado de trabalho, a GS1 Brasil uniu esforços à Fundação ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e à Associação Nova Projeto (escola especializada na capacitação de pessoas especiais). O programa beneficiou até essa data 67 portadores de deficiência, sendo que desse total, 50 conseguiram colocação nas redes varejistas.

Os alunos também treinam técnicas de comunicação oral e escrita, raciocínio lógico, associação da linguagem verbal e não verbal, exercícios de conversação, cálculo matemático, além do desenvolvimento de temas da atualidade e geração de debates em grupo. São oferecidos, ainda, treinamentos em informática e em atividades de mensageiros internos.

“No início do programa, a possibilidade de incluir a pessoa com deficiência mental no mercado de trabalho dependia da conscientização e esclarecimento da validade da contratação dessa mão de obra. Por desconhecimento das possibilidades desse funcionário, as empresas eram muito reticentes a essas contratações. Com as exigências do Ministério do Trabalho, no cumprimento da Lei de Cotas, a situação mudou e começaram a abrir vagas para a pessoa deficiente. Contudo é necessário capacitá-las para o trabalho, a maioria delas possui baixa escolaridade e não se encontra preparada para o mercado de trabalho. Como resultado, os alunos da Nova Projeto têm sido muito procurados pelas empresas, possibilitando um percentual grande de encaminhamento logo após o término de cada curso”, desta Virginia Vilaescusa Vaamonde, gerente de Comunicação e Eventos Corporativos da GS1 Brasil.

Levantamento realizado recentemente pela entidade constatou que todos os profissionais especiais encaminhados foram contratados pelo regime da CLT e piso salarial da função, com direito aos benefícios da empresa contratante. A totalidade dos encaminhados permanece na função sendo que a maioria já passou pelo período de experiência. Os primeiros profissionais especiais encaminhados estão totalizando mais de um ano de tempo de serviço.

No momento, a GS1 Brasil e a ABRAS estão à procura de lojas ou estabelecimentos comerciais que tenham interesse em oferecer oportunidades a estes profissionais.

Perfil da GS1 Brasil - A GS1 Brasil é uma associação multissetorial sem fins lucrativos, cuja missão é implementar e disseminar globalmente padrões para a melhoria das cadeias de suprimentos, colaborando, assim, para o processo de automação, desde a matéria-prima até o consumidor final. Em âmbito internacional é filiada à EPCglobal Inc –organismo responsável pelos trabalhos com o Código Eletrônico de Produtos (EPC). A associação está presente no Brasil desde 1983, e ao longo desse período tem apoiado diversos setores na adoção de sistemas eficientes de rastreabilidade. Dentre os valores que permeiam a entidade estão a ética e a transparência nas relações, o cumprimento dos acordos firmados, e o oferecimento de serviços e produtos de alto valor agregado.

Para melhor atender a seus associados, a GS1 Brasil mantém grupos de trabalho que atuam em segmentos como indústria calçadista, materiais de construção, saúde, cadeia da carne, móveis, telecomunicações, algodão, energia e autopeças. A entidade também participa e promove eventos em diversas regiões do país, além de oferecer uma extensa grade de cursos gratuitos voltados às áreas de automação e logística.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira