Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2007 - 08:35

Estudo aponta que o Brasil é o terceiro país mais caro para investimentos

São Paulo– De acordo com dados do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), o Brasil apresenta o maior custo para investimentos, com índices de 30% a mais que os EUA, China, Venezuela e Holanda. Segundo o órgão, apenas a Tailândia e a Irlanda estão a frente do Brasil.

De acordo com o consultor financeiro, especialista em economia doméstica e direitos do consumidor, Cláudio Boriola, a taxa de juros praticada no Brasil está entre as mais altas do planeta e isso dificulta, e muito, a situação econômica do país. “Os juros estão sempre presentes em tudo que envolver “prazo”, nas grandes redes de lojas, nos empréstimos bancários, nas financeiras em geral. Comprar algo de maneira parcelada e ou emprestada (financiamentos) tem o seu preço, ou melhor, o seu alto preço!”, comenta.

Segundo ele, as altas taxas aplicadas pelo mercado financeiro e a carga tributária fazem a população perder o poder de compra no que acarreta a baixa venda no comércio e conseqüentemente prejudica o crescimento da indústria, levando a crises e desempregos. “A carga tributária chegou neste patamar devido as despesas elevadas do governo. O déficit da Previdência é crescente e a saída histórica é fechar a conta aumentando a taxação. Há um descontrole da administração pública brasileira, que opta sempre em aumentar a tributação e não em controlar a aplicação do dinheiro público”, diz.

Ainda de acordo com o especialista, atualmente o brasileiro trabalha o dobro do que trabalhava na década de 70 para pagar tributos. “Em média o ganho de mais de quatro meses no ano vai para os impostos. O trabalhador paga a tributação sobre sua renda em média (18%), 3% sobre o patrimônio e 23% sobre o consumo, o que dá um total de 44% do seu rendimento bruto”, explica.

Para o consultor, no Brasil paga-se impostos de primeiro mundo e recebe serviços de terceiro. “Das 16 maiores economias do mundo, o Brasil tem carga tributária superior a três economias. Somente Itália e França é que têm cargas tributárias maiores que o Brasil. Logicamente que isso traz uma dificuldade em competirmos no mercado internacional, pois os preços dos nossos produtos tornam-se mais caros, uma vez que em nosso país, o preço dos produtos é composto em 50% por impostos. Isso faz cair muito o poder aquisitivo da população, diminui o mercado consumidor e forma um círculo vicioso, gerando desemprego”, afirma.

Ainda conforme explica o especialista, o sistema tributário brasileiro é um dos maiores causadores de sonegação, informalidade e fuga de recursos. “Carga tributária significa menos dinheiro para a sociedade e menos geração de emprego. Redução da carga tributária significa mais emprego e crescimento econômico. É necessário que o governo tome consciência deste fato para que o País passe a progredir e gerar mais emprego e renda para as famílias brasileiras”, ressalta Boriola. | Por: Fabrício Andrade /Boriola Consultoria.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira