Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/02/2011 - 08:30

Reestruturação de ponta a ponta

Modernização é a palavra de ordem na Icatu que possui uma arquitetura completa de integração para apoio ao ERP.

Na Icatu Seguros a atualização do ambiente tecnológico não se restringiu à implementação do ERP Oracle PeopleSoft. A companhia foi além e escolheu a solução Fusion Middleware da Oracle para integrar os sistemas de maneira segura e flexível. Segundo o diretor de TI da companhia, Carlos Alberto Goi, as mudanças visam proporcionar maior capacidade de processamento para a organização e agilidade nos trabalhos da equipe de tecnologia.

O Fusion Middleware tem a função de integrar os sistemas legados com o novo ERP, utilizando as ferramentas Oracle Service Bus, Oracle BPEL Process Manager, ambas baseadas em arquitetura orientada a serviços (SOA) e Oracle WebLogic Server. "Essa abordagem inovadora foi uma resposta para um cenário de negócios no qual apenas um sistema integrado não atendia aos objetivos de expansão da corporação", comenta Adriano Pacheco, gerente comercial da Concrete Solutions, parceira especializada em soluções de BPM/SOA da Oracle, responsável por todo o projeto na Icatu.

Era latente a necessidade de estabelecer a heterogeneidade dos sistemas para gerar um diferencial competitivo sustentável. "Para permitir que a Icatu seguisse essa estratégia, era preciso contar um uma plataforma sólida de integração e novas práticas de engenharia de software", afirma Fernando de la Riva, diretor executivo da Concrete. E o Fusion Middleware foi ao encontro dessas expectativas por atender plenamente esses requisitos e ser uma família de aplicativos completa.

Outros benefícios encontrados com a implementação da solução: aumento da capacidade de crescimento; melhora da visibilidade das operações de negócios; redução do risco e promoção do cumprimento das regulamentações; além de ampliação da produtividade e da eficiência dos processos.

O projeto foi iniciado em junho de 2009 e, atualmente, o ERP e os múltiplos aplicativos estão em produção. "A implementação da solução envolve todas as áreas da empresa. Ao final, as interfaces tradicionais usadas nos diversos sistemas serão substituídas pela ferramenta", completa Goi.

A quatro mãos - O executivo da Icatu lembra que a empresa buscou um parceiro capaz de realizar o desenvolvimento das integrações, respeitando os princípios de qualidade e governança, que são amplamente difundidos e respeitados na companhia. Requisitos que foram preenchidos pela Concrete. "Realizamos um alinhamento tecnológico e os ganhos foram visíveis", afirma de la Riva. "Isso foi primordial para que todas as fases do projeto fossem finalizadas duas semanas antes do prazo. Além disso, o trabalho não teria sido um sucesso se não fosse a interação entre os analistas e os gestores da Icatu com os da Concrete", comemora. "Conseguimos cumprir o prazo de implementação, mesmo diante das complexidades envolvidas", acrescenta Goi.

Segundo o diretor executivo da Concrete, a união das duas equipes foi elemento-chave para superar os obstáculos. "Qualquer projeto de integração possui riscos, principalmente quando se trata de ERP com os diferentes legados. O envolvimento dos times anulou qualquer receio", avalia. O trabalho, de acordo com de la Riva, não se resumiu apenas à implementação da plataforma. Trata-se de um conjunto de ações. "Foi, e continua sendo, a junção de uma arquitetura de referência, tarefas conjuntas, portfólio de iniciativas e estratégia de projeto e governança".

De olho no futuro - Se hoje o cenário de adaptações das interfaces é um desafio - no qual qualquer necessidade comercial ou alterações internas de sistemas obriga a avaliação detalhada de conectividades -, após a finalização da adoção espera-se que essa questão seja superada e que os desenvolvimentos sejam racionalizados.

Goi acredita que muitos benefícios serão alcançados. "A tecnologia substituirá as rotinas existentes. Com isso, esperamos obter redução no tempo de processamento e mudança nos fluxos de trabalhos das áreas", diz o executivo. E não para por aí. "Esperamos que todas as manutenções sejam executadas da forma mais rápida e que isso contribua para o negócio, oferecendo soluções mais rápidas e adaptáveis."

Além disso, ele estima que o uso de uma ferramenta robusta facilite o dia a dia dos funcionários e que a rotina transcorra sem que haja a necessidade de constantes intervenções da equipe de Tecnologia da Informação. Pacheco concorda com a avaliação. " Com o ERP integrado aos diferentes sistemas da empresa, a Icatu poderá atuar e reagir de maneira muito mais ágil e eficiente nesse mercado altamente competitivo".

Os usuários finais também sentirão os benefícios da adoção do Fusion Middleware: os prazos dos projetos serão menores e a estabilidade do pós-produção é um diferencial importante que será observado ao longo do tempo. Com tantas mudanças tecnológicas, o futuro da Icatu é certo: continuar investindo em novas soluções para se destacar na concorrência e melhorar, cada vez mais, sua operação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira