Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2007 - 08:39

Profarma adquire Centro de Distribuição de Canoas por R$13,1 milhões


Aquisição dos ativos operacionais de distribuidora de medicamentos local ratifica estratégia de expansão da Companhia também no Rio Grande do Sul.

A distribuidora de produtos farmacêuticos Profarma anuncia no dia 16 de julho, a aquisição dos ativos operacionais da Dimper Comercial Ltda localizada em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre (RS). Com isso, a Profarma ingressa no mercado gaúcho e avança em sua estratégia de ampliar sua cobertura geográfica - que agora chega a 87,9% - no mercado consumidor de produtos farmacêuticos brasileiro.

A Profarma absorveu todos os ativos operacionais da Dimper e também seu quadro de funcionários. “A forma mais rápida para cumprir nossa estratégia de penetração na região Sul era adquirir competência local, e foi o que fizemos”, explica Max Fischer, diretor financeiro e de Relações com Investidores da Profarma. Para ele, o fato de partir de uma plataforma já estabelecida e bem vista pelos clientes trará resultados concretos e positivos. Para realizar a aquisição, a companhia utilizou parte dos recursos captados na oferta pública de ações (IPO), ocorrida em outubro do ano passado.

A estrutura adquirida é composta por 1.400 clientes ativos e 120 funcionários “Contamos com uma equipe experiente, que possui alto nível de relacionamento com os clientes de todo o estado, assim conseguiremos respeitar as particularidades regionais e agregá-las à nossa cultura rapidamente.”, revela Fischer.

O Centro de Distribuição possui cerca de 3.500 m2 de área construída e capacidade para armazenar 1, 5 milhão de unidades, o equivalente a cerca de R$18 milhões. A Dimper faturou em 2006 cerca de R$132 milhões. Fischer avalia que, com esta aquisição, será possível manter a concorrência local nos níveis atuais, “principalmente pelo fato de que estaremos substituindo um player, e não aumentando a oferta”. Ele acrescenta ainda que esta aquisição pode representar um ganho de market share nacional para a companhia entre 0,5 e 1 ponto percentual em um ano.

O valor da aquisição é de R$13,1 milhões, e o investimento foi devidamente aprovado pelo Conselho de Administração da Companhia, em reunião realizada em 13 de julho de 2007.

Distribuidora atacadista de produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos para drogarias e hospitais, a Profarma comercializa cerca de 13 milhões de unidades por mês e atende a mais de 9.100 pedidos por dia. Atua em 1.800 cidades brasileiras em 24.824 pontos-de-venda, frente a um total de aproximadamente 53.400 existentes no Brasil. A companhia, primeira de seu setor a abrir capital, em outubro de 2006, está entre os três maiores distribuidores atacadistas nacionais, que juntos são responsáveis por 28,0% das vendas de produtos farmacêuticos para drogarias no Brasil. Atualmente, a Profarma distribui cerca de 6.800 itens, entre medicamentos branded, genéricos e OTC, produtos de higiene pessoal e cosméticos, adquiridos de mais de 120 fabricantes.

Perfil da Profarma – A Profarma nasceu em 1961, no Rio de Janeiro. Começou seu processo de expansão na década de 70, principalmente por conta das parcerias e iniciativas conjuntas com importantes fabricantes de produtos farmacêuticos, como Bristol-Myers Squibb e Aché. Nos anos 90, iniciou sua expansão para outros estados do país, como Minas Gerais e Espírito Santo; adquiriu a distribuidora K+F como forma de entrada no mercado de São Paulo, consolidando sua atuação no Sudeste do país. Nesta mesma década, iniciou a automação de seus centros de distribuição. Em 2001, ainda com foco em tecnologia de ponta, implantou o SAP e o BIS COGNUS. Em 2002 e 2003, iniciou o fornecimento de produtos farmacêuticos e hospitalares a clínicas e hospitais privados localizados nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente. Em 2004, começou a operar na região Nordeste do país e, em 2005, iniciou as atividades de distribuição de vacinas a fim de aumentar o mix de produtos e obter sinergias com a estrutura de negócios da Companhia. | www.profarma.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira