Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/02/2011 - 09:22

Inflação e Selic devem continuar subindo, diz professor da FGV

O mercado elevou, pela oitava semana consecutiva, a previsão para a inflação oficial, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) passando de 5,53% para 5,64%.

“As pressões inflacionárias são decorrentes, em grande parte, de duas fontes, a primeira é a alta de preços das commodities no mercado internacional. E a outra é a pressão interna como consequência da intensificação do crescimento do mercado interno brasileiro”, afirma o professor de economia da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, Evaldo Alves.

Segundo Alves, para combater a pressão inflacionária, uma das ferramentas utilizadas pelo Banco Central é a Selic. “As autoridades monetárias estão utilizando a Selic como o instrumento básico de combate à inflação. Esse processo está sendo acompanhado também pelas medidas de controle do déficit público já anunciado pelo governo, o que indica que a Selic continuará aumentando”.

Com relação à moeda americana, o professor acredita que “a desvalorização do dólar deverá resultar numa taxa de câmbio de R$ 1,75 no final de 2011”. Contribui para este desempenho, segundo ele, a alta das importações de máquinas e equipamentos que começa a ocorrer na economia brasileira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira