Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/02/2011 - 07:28

Dispositivos móveis devem atrair novos investimentos na nuvem

Hostlocation investirá R$ 3 milhões em 2011 para atender demanda de cloud computing.

O crescente uso de notebooks, netbooks, smartphones e tablets no universo corporativo já começa a ser refletido no modelo de negócios dos principais data centers brasileiros. Segundo estudo realizado pela Hostlocation, quinto maior webhosting do país, a popularização desses dispositivos deverá atrair investimentos de empresas, principalmente de pequeno e médio porte, para a infraestrutura em cloud, o que já tem gerado ações dos provedores de serviços. Para atender a crescente demanda, apenas neste ano o IDC deverá investir cerca de R$ 3 milhões na expansão de sua estrutura de cloud e em seu backbone ótico, responsável pela conectividade da nuvem. O planejamento é crescer 40% em faturamento em 2011.

Segundo Marcelo Safatle, diretor executivo do data center, a tendência é que cada vez mais funcionários de empresas de todos os portes tenham em seus dispositivos móveis uma ferramenta de trabalho essencial para a realização de tarefas cotidianas, o que tornará a cloud computing uma das tecnologias principais nos setores de TI.

“Apesar de possuírem processamento próprio e rodarem pequenos aplicativos, sozinhos esses aparelhos ainda são limitados. É o conceito da nuvem que traz este ‘super poder’ a eles, pois sem ela muitas aplicações seriam simplesmente inviáveis”, explica o executivo.

Como consequência disso, Safatle aponta para a maturação da cloud computing já nos próximos anos, uma vez que a popularização do acesso móvel 3G possibilita a utilização de mais aplicativos na nuvem.

“Sem dúvida a necessidade de mobilidade será um dos catalisadores para investimentos em cloud computing nos próximos anos”, determina.

Números do mercado - Estudos publicados recentemente corroboram o cenário previsto por Safatle. Pesquisa divulgada pela consultoria Unisys Corporation no final de 2010 apontava que 80% dos entrevistados planejavam implementar a computação em nuvem em suas respectivas organizações; no final de janeiro,a mesma consultoria divulgou novo levantamento, em que indica que 44% dos ouvidos veem os investimentos em cloud como principal prioridade em TI para 2011.

Paralelamente, pesquisa realizada pela IBM revelou que profissionais brasileiros de TI preveem que a computação móvel emergirá como a área de maior demanda para o desenvolvimento de aplicativos de software empresarial até 2015. Pelo estudo, até 2013 o setor deverá movimentar cerca de U$ 30 bilhões. | www.hostlocation.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira