Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/02/2011 - 07:44

Vicunha inicia produção de índigo e brim na Argentina com possível aquisição de fábrica

A Vicunha Têxtil dá mais um passo para consolidar a internacionalização dos seus negócios na América do Sul: a empresa contará, agora, com fabricação de índigos e brins na Argentina para atender o mercado local. A operação é parte do acordo firmado com o Grupo Ullum, na Província de San Juan – extremo Oeste do país, que consiste no fornecimento da produção à têxtil brasileira, com opção à Vicunha de compra do negócio até 30 de junho deste ano.

Caso a aquisição seja formalizada após esse período, a Vicunha, por meio de sua subsidiária integral Brastex, será a controladora das empresas Tintoreria Ullum, Tejeduria Galícia e Tejeduria Panamá – unidades de tecelagem, tinturaria e acabamento do Grupo Ullum. Nesse cenário, estima-se um aporte de US$ 40 milhões entre investimentos para o aumento da produção, modernização do maquinário e aquisição. Com a aquisição, a empresa têxtil brasileira, maior produtora de índigo e brim da América Latina, se tornará a segunda maior produtora mundial, e a líder global em abrangência de mercado.

Em 2010 trabalhamos fortemente nossa estratégia para a América do Sul. Assim, além de contarmos com a operação fabril no Equador, estávamos analisando também o mercado argentino. Essa parceria inicial com o Grupo Ullum poderá propiciar à Vicunha mais uma unidade industrial no exterior”, conta José Maurício D’Isep, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da empresa.

O diferencial do acordo é a possibilidade da Vicunha viabilizar a fabricação própria na Argentina, uma decisão que considera políticas de incentivos do governo argentino. “Inicialmente, como a produção será menor, aproximadamente 500 mil metros de índigo e brim/mês, conseguimos suprir com fios que já temos. Porém, com os investimentos após a possível aquisição, estimamos um salto para dois milhões de metros ao mês, com geração de 400 postos de trabalho diretos e de até 1.500 indiretos, além da necessidade de investimentos significativos em fiação e tecelagem”, explica D´Isep.

Com essa possível aquisição a Vicunha alcança seu objetivo de produzir na Argentina. Além das negociações com o Grupo Ullum, a empresa analisa outras propostas de aquisições na América Latina, objetivando a consolidação no continente americano. Na Argentina, a Vicunha já atua com escritório comercial.

Vicunha Têxtil - Fundada em 1967, a Vicunha Têxtil é líder na produção de índigos e brins, além de ser a maior companhia do setor da América Latina. A empresa produz e comercializa índigos, brins e fios. Conta, no Brasil, com unidades no Ceará e Rio Grande do Norte. Além disso, possui escritórios comerciais na Europa e na Argentina. Adquiriu a maior fábrica de índigo do Equador e está entre os principais fabricantes mundiais de índigos e brins.

Em 1982, iniciou suas atividades no mercado externo e, hoje, é considerada uma das maiores empresas exportadoras do setor, vendendo seus produtos às melhores marcas nacionais e internacionais. Para isso, investe constantemente em tecnologia e aperfeiçoamento de seus colaboradores para melhoria de qualidade e aumento da eficiência de produção.

Sempre atenta às novidades do segmento, a empresa apoia diversos estilistas nos eventos de moda e participa das principais feiras mundiais do ramo têxtil, como Denim by Première Vision, Munich Fair, Shangai Intertextiles e Colombiatex. Consciente de seu papel social, a companhia realiza ações nas áreas de educação, saúde, conservação ambiental e programas motivacionais, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira