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02/02/2011 - 07:51

Líderes: como alcançar o sucesso da sua empresa?

A formação de uma equipe tem início quando é definida a meta que a empresa deseja alcançar. Depois dessa observação, procuram-se as pessoas que têm o perfil e a capacidade de cumprir essas tarefas. A partir daí, as estratégias são traçadas, o capital é analisado e são medidos os esforços e potenciais dos funcionários encarregados de executar as funções. Ao final de toda essa análise, é hora de distribuir as tarefas.

É nesse momento que são escolhidos os “líderes” que vão direcionar as equipes e montar todo o planejamento que vai fazer a empresa alcançar seu sucesso. E é dele que serão cobrados e exigidos os bons resultados. Para isso, é necessário que todo o processo de avaliação de problemas e metas seja montado por uma equipe totalmente capacitada e comprometida com os pontos fracos e fortes da empresa.

De acordo com o coach Paulo Roberto de Souza, o planejamento é indispensável para que as chances de alcançar as metas sejam ainda maiores. “Um plano bem executado pode antever possíveis problemas e como eles podem ser resolvidos. Ele também acaba por indicar as pessoas mais aptas a resolver essas questões”. Ele ainda ressalta que o mal planejamento acaba virando um fiasco quando os envolvidos acabam “improvisando a solução do problema”.

Outra dica importante é manter na equipe pessoas que sejam ágeis, que tenham facilidade em tomar atitudes, que sejam esforçados e tenham experiência. “Pessoas pessimistas, fatalistas e infelizes devem ser evitadas: elas acabam tirando a energia do restante dos colegas e ainda pode provocar a vitimização da equipe”, ressalta o coach Paulo Roberto. Para isso, é preciso que o líder consiga enxergar essas características e adeque cada tipo de profissional vaga que a empresa oferece.

O treinamento de líderes e profissionais ajuda a empresa a alcançar seu sucesso mais rápido e de forma mais segura.

Paulo Roberto de Souza é sênior coach, autor do livro “A Nova Visão do Coaching na Gestão por Competências” (editora Qualitymark) e possui atuação em empresas como McCain, Fiat Automóveis, TIM, Peugeot, Suzuki e O Globo. Foi professor do MBA Gestão de Pessoas – Universidade Candido Mendes e do MBA Marketing – Universidade Gama Filho. Fez Coaching Executivo com Gerentes, Diretores e Presidentes de empresas nacionais e multinacionais. É diretor do You Can Be e articulista do Jornal Corporativo - RJ. | www.youcanbe.com.br.

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