Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/02/2011 - 08:19

GreenTouch demonstra primeira tecnologia que visa concretizar sua visão de Redes de Energia

Mil vezes mais eficientes.

Londres ? O Consórcio GREENTOUCH™, uma iniciativa de pesquisa global dedicada a melhorar intensamente a eficiência de energia das redes de tecnologia de informações e comunicações (ICT) em um fator de 1.000, detalhou hoje as conquistas alcançadas durante seus oito primeiros meses de operação e demonstrou uma prova de conceito do Sistema de Antena de Larga Escala – a primeira de muitas tecnologias que o GreenTouch se prepara para oferecer. Esse sistema de antena oferece o potencial de enormes economias de energia, graças às suas técnicas originais de transmissão sem fio.

Apresentada em um evento do GreenTouch realizado em Londres, a prova de conceito do Sistema de Antena em Larga Escala demonstrou que o consumo de energia radiada pode ser significativamente reduzido com o aumento do número de elementos de antena. Por exemplo, um conjunto de antena composto por 100 elementos seria capaz de transmitir somente um por cento da energia gerada por uma única antena, pela mesma qualidade de serviço.

Além da demonstração dessa tecnologia, o evento incluiu uma série de apresentações de especialistas da indústria, que detalharam metas significativas alcançadas pelo GreenTouch desde seu lançamento, no ano passado, e enfatizaram alguns dos mais de 24 projetos que já estão em progresso ou em processo de análise. Essas metas incluem: dobrar a quantidade de membros e atrair a participação de cientistas líderes do setor no mundo todo; estabelecer grupos de trabalho contínuo focados em várias áreas de tecnologia cruciais e receber a premiação do Global Telecoms Business e do World Economic Forum.

Os projetos de pesquisa apresentados hoje foram extraídos das áreas-chave de foco em tecnologia do consórcio – acesso fixo; comutadores centrais e roteamento; comunicações móveis; rede óptica central e transmissão; e serviços, aplicativos e tendências de energia – e serão apresentados mais detalhadamente nos próximos meses.

“As áreas da rede onde o GreenTouch está focando seus esforços de pesquisa são aquelas que possuem claro potencial de alcançar significativas eficiências de energia, e que comprovam que o consórcio teve impressionantes avanços em um pequeno período de tempo,” afirmou Vernon Turner, Vice-Presidente Sênior dos grupos de pesquisa de Infraestrutura Empresarial, Consumidor, Redes, Telecomunicações e Sustentabilidade, na IDC. “O que faz desta demonstração de tecnologia inicial um passo tão promissor é que sua credibilidade aborda o ponto exato em que a quantidade de dados transmitidos é melhorada, enquanto a energia necessária pra essa transmissão é reduzida.”

“Quando lançamos o Consórcio GreenTouch no ano passado, estabelecemos metas ambiciosas,” disse Gee Rittenhouse, presidente do Consórcio GreenTouch e vice-presidente de pesquisas no Bell Labs da Alcatel-Lucent. “Essa demonstração de tecnologia inicial e os projetos de pesquisa que desenvolvemos demonstram que o GreenTouch está no caminho de alcançar seus objetivos, e nos posiciona perfeitamente na mais nova geração de desenvolvimentos de tecnologias sustentáveis.”

Além de Rittenhouse, outros visionários de tecnologia do GreenTouch que falaram no evento de hoje incluem o Membro do Conselho Executo, Claude Monney, Consultor Sênior da Swisscom, que analisou a estratégia de pesquisa do grupo; e o Membro do Conselho Executivo e Presidente do Comitê de Redes, Rod Tucker, Professor Laureado de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Universidade de Melbourne, que apresentou uma atualização sobre a pesquisa do consórcio e seus principais projetos do Comitê de Rede.

Os projetos representantes incluem: •Utilizar a integração eletrônica com economia de energia para as funções de roteamento de pacotes, combinada com tecnologias fotônicas de silício para minimizar as perdas em interconexões eletrônicas e nas interfaces óptica e eletrônica utilizadas em redes de transporte óptico de alta velocidade.

• Gerar eficiências de energia na oferta de serviços de alta largura de banda, por meio de um recurso dinâmico de comprimento de onda que possa alinhar mais precisamente os requisitos de energia de um determinado serviço à energia necessária para suportá-lo

• Reduzir o consumo de energia nas redes de acesso sem fio, sem comprometer a cobertura ao utilizar dados separados e sinalizar as redes para facilitar a funcionalidade “sob demanda” do dispositivo, em vez de “sempre disponível”.

O palestrante convidado especialmente para o evento, Luis Neves, Presidente da Global eSustainability Initiative (GeSi) e vice-presidente de Responsabilidade Corporativa da Deutsche Telekom, apresentou comentários sobre a área de eficiências de energia das redes de ICT e sobre como a sustentabilidade voltada à ITC é vantajosa para todos.

Detalhes da Demonstração do Sistema de Antena em Larga Escala - O que distingue o Sistema de Antena em Larga Escala do GreenTouch dos demais sistemas de antena, permitindo que ele alcance uma redução tão significativa de energia, é a maneira como esse sistema transmite os sinais. Em vez de transmiti-los por toda uma área de cobertura - como os outros sistemas de antena normalmente fazem - o Sistema de Antena em Larga Escala utiliza conhecimentos em canais de propagação para transmitir feixes concentrados de informações de forma seletiva para muitos usuários ao mesmo tempo. Quanto maior o número de elementos de antena implantados, maior a concentração dos feixes e, portanto, menor será a energia consumida por qualquer antena para enviar uma determinada quantidade de informação. Além disso, junto com a grande redução de energia radiada, a potência do sinal e a qualidade dos serviços são mantidas. Em aplicações práticas, agregadas aos avanços das demais tecnologias sem fio, os benefícios potenciais que esta tecnologia pode gerar são imensos.

O GreenTouch é um consórcio global de provedores de serviços líderes, instituições acadêmicas e de pesquisas industriais e organizações não governamentais, trabalhando juntos para estabelecer desafios, identificar tendências e problemas e desenvolver soluções que alcançarão o objetivo de oferecer, dentro de cinco anos, a arquitetura, especificações, roteiros e demonstrações dos componentes-chave necessários para aumentar a eficiência de energia das redes de ICT – em particular, das redes de provedores de serviços que compõem a Internet – em um fator de 1.000 em relação aos níveis atuais.

Em junho de 2010, o GreenTouch recebeu um prêmio em inovação de eficiência de energia em um evento do Global Telecoms Business Innovation Awards. | www.greentouch.org.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira