Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/02/2011 - 08:30

Fundação Abrinq – Save the Children desenvolve projetos na Região Serrana do Rio de Janeiro

As ações estão baseadas nas metodologias internacionais da Save The Children e vão desde o socorro imediato até atividades 12 meses após a catástrofe.

Kléber Botelho Cipriano, três anos, estava brincando com seus dois priminhos, no dia 11 de janeiro, quando foi atingido por uma avalanche de tijolos. Sem entender o que acontecia, enquanto estava embaixo de muita terra e encoberto pelos escombros, Kleber apenas esperava sua mãe Adélia, que conseguiu cavar toda a terra e salvá-lo. Porém, sua tia e seus dois primos, que estavam passando férias em sua casa, não tiveram a mesma sorte e morreram soterrados.

Assim que foi salvo por sua mãe, que estava com as mãos cortadas chorando compulsivamente a morte de sua irmã e seus sobrinhos, e o desabamento de sua casa, seu porto seguro e sua história, resultado de anos de muita luta e trabalho, o que restou a Kleber foi acalmá-la com palavras carinhosas e um afago no rosto: “Não chora não, mamãe, porque eu te amo”.

Kléber é uma das 45 crianças beneficiadas pelo “Espaço Seguro” da Creche Vista Alegre instalado pela Fundação Abrinq – Save the Children, em parceria com a prefeitura municipal de Petrópolis. A casa do menino, localizada na região de Araras, foi atingida pelos deslizamentos na Região Serrana do Rio de Janeiro, por isso desde 12/01 está morando com a mãe na casa de parentes.

A atuação da Fundação Abrinq – Save the Children na região serrana fluminense foi a primeira iniciativa na área de Emergência no Brasil. As ações estão baseadas nas metodologias internacionais da Save The Children e vão desde o socorro imediato até atividades 12 meses após a catástrofe.

Em um primeiro momento foram mobilizadas as prefeituras municipais e doados dois caminhões de brinquedos. Dez dias após as calamidades, a Fundação Abrinq – Save the Children, em parceria com as prefeituras de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, inaugurou os primeiros “Espaços Seguros” – ambientes protegidos, criados após uma emergência, onde crianças podem participar de atividades organizadas com o objetivo de jogar, compartilhar experiência, aprender e expressar sentimentos ao mesmo tempo em que reconstroem suas vidas - instalados em creches da região. Estima-se que, nas próximas semanas, a organização instale até 6 Espaços Seguros por município, beneficiando 1.000 crianças da região.

Outro projeto da Fundação Abrinq – Save the Children na área de Emergência é o “Retorno Escolar” que prevê a entrega de material escolar básico a aproximadamente quatro mil crianças afetadas. | Por: Fundação Abrinq - Save the Children.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira