Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/02/2011 - 08:30

Fusões e Aquisições no setor de petróleo e gás batem recorde histórico em 2010

Pesquisa da KPMG revela que o volume de transações no setor este ano ultrapassou a marca das 26 operações registradas em 2002 e a previsão é de um movimento aquecido em 2011.

São Paulo - Pesquisa da KPMG no Brasil mostra que o número de acordos de fusões e aquisições no setor de petróleo e gás em 2010 superou o recorde histórico de 26 transações verificado em 2002 no País. De janeiro a dezembro, foram registrados 34 acordos, 30% a mais do que em 2002.

O setor já tinha registrado uma forte movimentação no primeiro semestre de 2010, quando havia superado em 162% as oito transações registradas em todo o ano de 2009. Agora, o crescimento em relação ao ano anterior chegou à casa dos 325%, número que demonstra uma consolidação neste mercado.

“No acumulado de 2010, o setor de petróleo e gás foi o quinto com mais transações, o que comprova a euforia dos investidores na área, ainda motivados pela expectativa de crescimento das reservas brasileiras através do pré-sal e os investimentos associados à exploração dessas reservas, envolvendo principalmente a cadeia de fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços da indústria”, afirma Paulo Guilherme Coimbra, sócio da KPMG especialista no setor de Petróleo e Gás.

O panorama positivo para o setor no Brasil está se refletindo no interesse global das empresas em concretizar negócios. Do total de 34 transações, 15 foram lideradas por grupos estrangeiros adquirindo companhias brasileiras ou companhias estrangeiras estabelecidas no Brasil (CB1, CB4 e CB5). O que sinaliza que o País continua na rota de investimentos estrangeiros, com destaque para países como Estados Unidos, Reino Unido e China.

No sentido contrário, 19 operações foram realizadas por companhias brasileiras, sendo 13 de grupos nacionais adquirindo outras empresas estabelecidas no Brasil (domésticas e CB3). As outras seis foram de brasileiras adquirindo companhias no exterior, o que reforça que o processo de internacionalização das companhias nacionais (CB2) também está em alta.

Entre os fatores que contribuíram para o aquecimento do setor podemos destacar IPO´s importantes do setor, que capitalizaram as companhias e indicaram a possibilidade de novos investimentos, além da movimentação de fundos de Private Equity que estão sendo criados com foco no setor.

“As empresas estão preparadas para investir no aumento de produção no Brasil e isso influencia diretamente as fusões e aquisições. O ano de 2010 foi um grande exemplo disso e as perspectivas para o próximo ano é que o número de acordos se mantenha em um patamar elevado. A expectativa é de aquecimento e consolidação contínua”, conclui Coimbra.

.Classificação dos tipos de transações: .Transações Domésticas: entre empresas de capital brasileiro |.CB1: Empresa de capital estrangeiro adquirindo, de brasileiros, empresa de capital brasileiro estabelecida no país. |.CB2: Empresa de capital brasileiro adquirindo, de estrangeiros, empresa de capital estrangeiro estabelecida no exterior. |.CB3: Empresa de capital brasileiro adquirindo, de estrangeiros, empresa de capital estrangeiro estabelecida no Brasil. |.CB4: Empresa de capital estrangeiro adquirindo, de estrangeiros, empresa de capital estrangeiro estabelecida no Brasil. |.CB5: Empresa de capital estrangeiro adquirindo, de brasileiros, empresa de capital brasileiro estabelecida no exterior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira